Design social da Especiário dá novo significado ao trabalho de artesãos em várias cidades

Agenda Cultural

Marca de design social potiguar é finalista em prêmio Impacta Nordeste

Votação vai até esta sexta-feira, dia 27, às 17h. O Rio Grande do Norte concorre com outro projeto de Alagoas voltado para o turismo

26 de novembro de 2020

Cooperativismo, sustentabilidade, troca de saberes e transformação social através do design e do artesanato vem transformando vidas e impactando o talento de artesãos em vários municípios do Rio Grande do Norte. Criado pela designer e consultora Cris Ribeiro, com o apoio do Sebrae RN, o projeto Especiário, que engloba o Lugares de Charme e Especiário Convida e loja online, teve o mérito reconhecido como finalista do Prêmio Impacta Nordeste, mapeamento feito pelo Sebrae nacional para valorizar negócios da economia criativa de grande expressividade, excelência e impacto social junto à economia criativa.

Mais de 5 mil projetos se inscreveram e destes 585 foram finalistas, sendo diversas categorias. Com dois projetos por categoria, a Especiário concorre com um projeto de turismo de experiência sediado em Alagoas. A votação é online vai até sexta-feira, dia 27 de novembro, às 17h. Para votar acesse o instagram @Impactanordeste clicando no post da Especiário.

Em atividade há mais de dez anos, o projeto Lugares de Chame já impactou de forma duradoura espaços como em São Gonçalo do Amarante, com a criação do espaço São, na Igreja Centenária que virou loja de artesanato e café cultural. Ou as artesãs da Cooperativa Benditas Mãos no pioneiro projeto Café Serrano, em Serra de São Bento. A transformação estrutural e afetiva do Mercado Público de Caicó e o mais recente complexo em Santa Cruz com a criação da marca “As Ritas”.