Mostra de Cinema de Gostoso volta edição presencial na Praia do Maceió

Agenda Cultural

Marighella e Sideral estão confirmados na 8ª Mostra de Cinema de Gostoso

A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky, também integra a Mostra Especial ao lado de Marighella. Programação acontece entre de 26 a 30 de novembro

15 de novembro de 2021

O longa-metragem Marighella, de Wagner Moura, e o curta potiguar que foi a Cannes, Sideral, de Carlos Segundo, estão entre os filmes selecionados para a 8ª Mostra de Cinema de Gostoso. O festival retoma a edição presencial nos dias  26 a 30 de novembro, trazendo experiência única das exibições na praia, oficinas e vivências da mostra. Com entrada gratuita, o evento é uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania; direção geral e curadoria de Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld. Para acompanhar acesse http://mostradecinemadegostoso.com.br

O palco principal da mostra é a sala ao ar livre montada na Praia do Maceió, onde acontecem a Mostra Competitiva e as Sessões Especiais, com o melhor do cinema atual. Cadeiras espreguiçadeiras acomodam o público para apreciar uma projeção 2K e som 5.1 em uma tela de 12m x 5m proporcionando uma experiência imersiva como a de uma sala de cinema de alta tecnologia.

Este ano, a Mostra recebeu número recorde de filmes, totalizando 650 inscrições entre curtas e longas-metragens de todas as regiões do país. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Já o Troféu da Crítica é escolhido por jornalistas e críticos de cinema presentes. Também na programação, debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos, e um seminário sobre a recente produção audiovisual brasileira. 

A Mostra de Cinema de Gostoso tem lugar notável no calendário cultural do Nordeste e é uma importante referência de difusão audiovisual, atraindo público de diversas regiões do país, além de mobilizar moradores da cidade, que participam ativamente do evento e estreitam contatos com a produção cultural de outras localidades. 

Desde sua primeira edição, a Mostra de Cinema de Gostoso oferece a jovens, a partir dos 18 anos, de São Miguel do Gostoso-RN e distritos arredores, uma série de cursos de formação técnica e audiovisual. Esses cursos são realizados meses antes do início da Mostra e tem como objetivo proporcionar aos jovens o domínio de diversas áreas da produção cinematográfica. Transmitindo conhecimentos teóricos e práticos, abordando temas como história do cinema, elementos de linguagem audiovisual, produção, fotografia e roteiro. O conhecimento adquirido pelos alunos é colocado em prática com a realização de curtas-metragens e a participação direta na equipe de organização do evento.

Tanto as temáticas que envolvem os cursos quanto os filmes produzidos são pensados dentro de uma lógica de valorização das tradições e costumes da comunidade. Ao elaborarem seus roteiros, dentro de um processo de reconhecimento da cultura local, os alunos são incentivados a explorar o imaginário cotidiano do município. Dessa forma, refletem sobre o ambiente em que vivem de maneira crítica e cultivam a formação de suas identidades.

A 8ª Mostra de Cinema de Gostoso é uma realização da Heco Produções e do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC). Tem patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e Lei Câmara Cascudo; Sprite e Interjato Soluções. Com patrocínio institucional da BAT Brasil. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio da Secretaria de Estado do Turismo – SETUR, EMPROTUR; Potiporã; Laces; Itograss; Pousada dos Ponteiros; Restaurante Balica; Serveng; Marcenaria SMG; SEBRAE-RN e uZeh.

Conheça os selecionados para 8ª Mostra de Cinema de Gostoso

Mostra Competitiva

Longas-metragens

Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso - CE

A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga - MG

Rolê - Histórias Dos Rolezinhos, Vladimir Seixas - RJ

Curtas-Metragens

Céu De Agosto, de Jasmin Tenucci - SP

Fole, de Lourival Andrade - RN

Portugal Pequeno, Victor Quintanilha - RJ

Sideral, de Carlos Segundo - RN

Tereza Josefá De Jesus, Samuel Costa - SP

Vale Do Vento Eterno, de Pedro Medeiros - RN

Sessões Especiais

Marighella, de Wagner Moura - RJ

A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky - SP

Mostra Coletivo Nós do Audiovisual

Mestre Marciano, de Igor Ribeiro e Rubens dos Anjos - RN

À Beira Mara, de Clara Leal e Harcan Costa - RN