Livro traz uma breve história das mulheres no Brasil, desde 1500.

Agenda Cultural

Mary del Priore lembra brasileiras que resistiram ao patriarcalismo de 1500 a 2000

Em “Sobreviventes e Guerreiras”, autora tira o foco do papel da mulher como subalterna e destaca sua participação nas transformações históricas

01 de outubro de 2020

"Resistimos como respiramos, por reflexo. Resistimos para sobreviver e também para defender nossos valores, sem os quais a vida não tem sentido", escreveu a historiadora Mary del Priore, autora de mais de cinquenta livros sobre a História do Brasil. Ela traz, no momento de pandemia em que estatísticas alarmantes evidenciam a insistente e cruel realidade de violência doméstica contra as mulheres brasileiras, uma obra que volta às origens do patriarcalismo em "Sobreviventes e guerreiras - Uma breve história da mulher no brasil de 1500 a 2000”. Obra é considerada essencial para entender a história da luta feminina por um novo ângulo que tira o foco do papel da mulher como subalterna e o coloca em sua fundamental participação para as transformações históricas do país. 

Das indígenas que os portugueses encontraram por aqui às afrodescendentes; daquelas que pegaram na enxada e viveram nos campos e cafezais às que trabalhavam na casa-grande como escravas, empregadas e amas de leite; das operárias e trabalhadoras às artistas de rádio, cinema e televisão; de Cláudia Lessin Rodrigues e Aída Curi à Daniella Perez e Marielle Franco; das feministas às homossexuais. Mulheres que Mary del Priore nos apresenta e como aprender com o exemplo delas.

O lançamento do livro acontecerá por meio de uma palestra virtual gratuita no dia 8/10, quinta-feira, às 18h. O projeto tem como objetivo trazer informação e entretenimento por meio de palestras realizadas pelos nossos autores e estimular uma rede de solidariedade ao apoiar livrarias independentes, um dos segmentos mais fragilizados do mercado no atual contexto, e auxiliar entidades filantrópicas. O livro "Sobreviventes e Guerreiras" estará à venda ao final do bate-papo e parte da verba será destinada a uma instituição. A inscrição pode ser realizada pelo site do projeto.

Historiadora, pós-doutora pela École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris, Mary Del Priore publicou romances históricos e obras documentais sobre nossa história. Dentre as obras de destaque estão  “Uma Breve História do Brasil”, “Histórias da Gente Brasileira”, “O Príncipe Maldito”, “História dos Homens no Brasil”, “Do Outro lado”, “Condessa de Barral”, “José Bonifácio”, também ‘A Carne e o Sangue. A Imperatriz D. Leopoldina, D. Pedro I e Domitila, a Marquesa de Santos’; ‘Histórias Íntimas. Sexualidade e Erotismo na História do Brasil’; ‘História do Amor no Brasil’ e ‘Matar para não morrer: A morte de Euclides da Cunha e a noite sem fim de Dilermando de Assis’.

A autora também lecionou na FFLCH/USP, na PUC/RJ e na Universidade Salgado de Oliveira. Com mais de vinte prêmios literários nacionais e internacionais, entre os quais três Jabutis, apresenta um programa na rádio CBN, Rios de História, colabora com jornais e revistas acadêmicos e não acadêmicos e é sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, entre tantos outros. Presta consultoria para consagrados diretores de cinema como Daniela Thomas, Beto Amaral e Estevão Ciavatta, e vem colaborando com documentários realizados para a televisão brasileira com enfoque em história.

 

Serviço:

Sobreviventes e Guerreiras - Palestra com Mary del Priore | Quinta-feira (08/10) às 18h

Gratuito | Inscrições: conectaplaneta.com.br