Mateus Aleluia é cantor e pesquisador da música afrobrasileira. Foto: Paola Alfamar

Agenda Cultural

Mateus Aleluia lança o álbum "Afrocanto das Nações - Jêje"

Projeto revela resultados de pesquisa musical pan-africana no Benin e no Brasil e conta com museu virtual que documenta o processo

01 de dezembro de 2021

O cantor e compositor Mateus Aleluia lança o álbum inédito "Afrocanto das Nações - Jêje" (Natura Musical), já disponível em todas as plataformas digitais ( OUÇA AQUI). O disco é resultado das suas pesquisas mais recentes no âmbito da ancestralidade ritualística musical pan-africana e faz parte do projeto "Nações do Candomblé", idealizado por ele e desenvolvido em parceria com Tenille Bezerra com quem assina a direção artística.

O projeto surgiu do desejo de registrar e reatar a herança afro musical brasileira com o continente africano, aproximando os toques e cantos praticados aqui no Brasil com os toques e cantos dos Orixás, Nkises e Voduns em suas terras de origem. Também será lançado um Museu Virtual, com o nome homônimo ao projeto e que conta o percurso da pesquisa. O projeto tem patrocínio de Natura Musical e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Afrocanto das Nações foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura da Bahia (FazCultura), ao lado de Nara Couto, Mestre Aurino de Maracangalha, Mahal Pita e Mercado Iaô, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 58 projetos de música até 2020, como Margareth Menezes, Jadsa, Mateus Aleluia e Ilê Ayê.

"O futuro que queremos construir é coletivo. Ele passa por momentos de tensão, mas, com a música, somos capazes de chegar a um lugar comum, respeitando a diversidade. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados por Natura Musical trazem a mensagem de que o futuro pode ser mais bonito com a música e com envolvimento de cada um de nós", afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding da Natura.

Em uma primeira etapa realizada de forma remota, o projeto se debruçou sobre as contribuições poético-musicais dos povos africanos das etnias Fon/Ewe /Ashanti do antigo Reino de Daomé, atual (país) Benin. Apesar destas etnias também terem as suas raízes em outros Estados - Países do continente Africano, os trabalhos foram iniciados nas cidades de Ouidá, Porto Novo, Dassa Zoumé e Savalu, no Benin e pelas casas de Candomblé Jêje em Salvador e Cachoeira, na Bahia.

Brasileiro natural de Cachoeira, na Bahia. Cantor, compositor e pesquisador da musicalidade afrobrasileira, Mateus Aleluia se destaca no cenário da World Music como uma das vozes mais marcantes da última década. Premiado pelos seus últimos trabalhos lançados, em 2018 ele teve o seu álbum "Fogueira Doce" destacado como um dos melhores álbuns do ano. Em 2020 ele comemorou 50 anos de carreira musical que se iniciou no trio vocal "Os Tincoãs". O trio é considerado pioneiro em trazer à Música Popular Brasileira, de forma consistente, o universo poético do candomblé e da umbanda.

Acesse o museu AQUI