Há mais de 20 anos em atividade, Festival MADA é exemplo de projeto longevo de difusão musical.
Reportagens
Live promovida pela CDL Natal, em parceria com a SET-RN e Fundação José Augusto acontece nesta quinta-feira (29), dentro das ações da campanha
26 de julho de 2021
Para estimular mais empresas a se tornarem patrocinadoras de projetos culturais via Lei Câmara Cascudo (LCC), o programa estadual de incentivo à cultura, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Natal e o Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto (FJA) e da Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), realizam um Meeting com empresários convidados do setor varejista. O encontro virtual ocorre na próxima quinta-feira (29), às 19h. A live faz parte das ações da campanha ‘RN Mais Cultura’, que visa estimular a iniciativa privada a patrocinar eventos e projetos culturais com os benefícios fiscais garantidos pela LCC.
O evento faz parte das estratégias do Governo do Estado, em parceria com instituições ligadas ao setor produtivo, fomentar o segmento cultural do Rio Grande do Norte a desenvolver mais produtos culturais criativos, e assim buscar reverter o forte impacto da pandemia nesse setor. E a LCC tem um papel fundamental para a retomada das atividades culturais, já que o programa concede dedução fiscal às empresas contribuintes de ICMS que apoiam projetos inscritos na lei. A meta do governo é chegar até o fim do ano com uma renúncia fiscal da ordem de R$ 13 milhões em descontos tributários para os empreendimentos patrocinadores.
E o objetivo do Meeting é justamente difundir esses benefícios entre os empresários. Durante o evento, artistas e produtores culturais locais vão mostrar os retornos que uma marca tem ao apoiar uma iniciativa cultural que vão além da dedução fiscal. Também serão repassados os detalhes e regras exigidas para oficializar o patrocínio via LCC. Foram convidados ainda para o evento contadores e juristas, que vão retirar dúvidas dos interessados em associar o nome da empresa a um projeto cultural. O encontro é virtual e fechado para convidados.
A campanha ‘RN Mais Cultura’ é uma ação conjunta, entre poder público, instituições parceiras e classe artística, para mostrar os benefícios para os empresários de apoiar o patrimônio imaterial e artístico do RN e ampliar a base de empresas com adesão à Lei Câmara Cascudo. “A produção artística e cultural de um povo alcança e envolve todos os segmentos da sociedade. E, quando uma empresa associa seu nome ao trabalho dos artistas e produtores culturais, está agregando valor à sua marca, além de conquistar respeito e simpatia da população. Por isso nós, do governo, juntamente com a CDL Natal, iniciamos essa campanha”, destacou a governadora Fátima Bezerra, durante o lançamento, no dia primeiro de julho.
Para o produtor Jomardo Jomas, idealizador do tradicional Festival MADA – Música Alimento da Alma, essa difusão das vantagens do patrocínio via lei de incentivo é determinante para o fortalecimento do setor, estímulo para o surgimento de novas produções e bens culturais de qualidade para a população potiguar, e ratifica que sem apoio infelizmente ainda é difícil viabilizar esses projetos. "Cultura é fundamental para registro de um tempo , de uma povo e da história. Investir na cultura é registrar nossa história. Temos o mecanismo da Lei Câmara Cascudo que é fundamental nesse processo de fomentar a cultura e nossa história".
Pensamento semelhante tem a produtora cultural Mônica Mac Dowell, responsável pela criação do MPB Jazz, Som nas Escolas e a Roda de Samba Cores do Nosso Samba da cantora Valéria Oliveira. Esses projetos foram viabilizados também com o apoio das leis de incentivo. “Quando uma empresa investe em cultura, todo mundo sai ganhando. O público, com a possibilidade de receber uma oferta maior de atrações de qualidade desenvolvidas por especialistas. O próprio segmento cultural, gerando trabalho e renda e movimentando grande parte da cadeia produtiva com o retorno investimento comprovado. E as empresas, com a valorização da marca e da sua imagem corporativa”.
A principal proposta do RN Mais Cultura é estimular a iniciativa privada aproveitar a dedução fiscal para direcionar esses recursos, que seriam pagos em ICMS, ao patrocínio de iniciativas culturais como prevê a Lei Câmara Cascudo, além de chamar a atenção para a importância desse segmento, um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19. O governo já assegurou uma renúncia fiscal da ordem de R$ 8 milhões para o programa neste ano, porém, com a campanha, pretende chegar aos R$ 13 milhões.
“Temos o compromisso de chegar a esse volume de renúncia para conseguirmos apoiar o maior número possível de projetos culturais em todas as modalidades. O setor precisa desse suporte, não somente pelo que passou nos últimos meses, mas, sobretudo, pela importância do fazer artístico. A cultura é fundamental para a construção de uma sociedade crítica. E as empresas podem ser determinantes nesse processo, de forma que nenhuma produção deixe de ser executada por falta de apoio. Esse é o nosso pensamento”, defende o secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022