Ginga com Tapioca é prato servido no Mercado da Redinha

É Típico!

Mercado da Redinha e Bardallos estão no episódio. 4 do Papo de Fogão Raiz

Programa confere pratos da culinária praieira de dois cozinheiros da Redinha, e a receita de uma comidinha que faz sucesso no Centro Histórico

27 de outubro de 2021

Quem já contemplou a Fortaleza dos Reis Magos a partir do encontro do rio Potengi com o oceano, de preferência sentado numa barraquinha do Mercado Público da Redinha, pode dizer que conhece Natal. É deste ponto da 'Cidade do Sol' que parte o Episódio 4 do programa "Papo de Fogão Raiz — Feiras Livres, Mercados e Ruas'', que será exibido dias 30 e 31, pelo canal do Youtube do programa e também pelas TVs abertas.  

Comandado pelo apresentador Fernando Amaral, a nova temporada conta com patrocínios da Prefeitura de Natal através do Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal e DNA Center. Ao todo são dez programas, um a cada mês, onde o espectador conhece a história de cada cozinheiro convidado e os pratos que ele prepara há vários anos em ambientes populares da capital. 

Há 50 anos trabalhando no Mercado Público da Redinha, Dona Ivanize é uma das quituteiras mais conhecidas da região. Ela é famosa por servir muitos pratos da culinária praieira, como peixes, frutos do mar e caldos, mas um deles é um verdadeiro patrimônio natalense: “Ginga com Tapioca”. No episódio 4 ela ensina a forma tradicional de fritar o famoso peixinho e o preparo de uma tapioca suculenta. Ainda no Mercado da Redinha, o apresentador conversa com Adailton, que fez o peixe ao molho de camarão. 

   

Dona Ivanize está há 50 anos no Mercado da Redinha. Adailton, outro cozinheiro do Mercado, prepara peixe ao molhio de camarão

No mesmo episódio, o programa atravessa a ponte Newton Navarro para desembarcar em outro reduto da comida popular natalense. Nas “adjacências” do Beco da Lama está o bar e restaurante Bardallos, um dos espaços culturais mais ativos do Centro Histórico de Natal. Lula Belmont, proprietário do estabelecimento é também um grande agitador cultural e fundador do Bloco das Kengas, além de cozinheiro de mão cheia. Ele  prepara sua famosa omelete e ainda conversa com Fernando Amaral sobre a Cidade Alta, o bairro mais antigo de Natal. 

O apresentador Fernando Amaral ensina truques da omelete de Lula Belmont, do Bardallos

“Papo de Fogão Raiz - Feiras Livres, Mercados e Ruas” ainda vai visitar outros espaços gastronômicos da capital, sob o olhar de  cozinheiras e cozinheiros que estão espalhados pela cidade preparando comida como se fazia antigamente. “De métodos simples, essa cozinha traz a força nos temperos. É uma comida carregada de histórias sobre o povo de um lugar”, costuma dizer o apresentador.

Os programas visitam as principais feiras e mercados de Natal. Estão mapeados o Mercado da Seis, Mercado das Quintas, Mercado do Peixe, Mercado de Petrópolis e as feiras do Alecrim, São José e Rocas. Também foram inseridos, no quesito ruas, os comerciantes do Beco da Lama e adjacências.

A temporada está no canal do Youtube do Papo de Fogão, aos sábados na Band Nordeste: Alagoas (7h) e Maranhão (10h30); pela TV Correio/Record da Paraíba (13h30) e aos domingos na TV Tropical do RN (10h).

Serviço

"Papo de Fogão Raiz - Feiras Livres, Mercados e Ruas'

4ª episódio, dia 30 e 31de outubro 

Pelo canal do Youtube do Papo de Fogão e Tv aberta. 

Band Nordeste aos sábados: Alagoas (7h) e Maranhão (10h30);

TV Correio/Record da Paraíba (13h30) e aos domingos na TV Tropical do RN (10h).