Atmarama tem mais de 30 anos de carreira, álbuns e livros sobre o instrumento

Agenda Cultural

Mestre do violão Alexandre Atmarama fala aos entusiastas do instrumento

Atmarama aborda nas palestras, técnicas como a IMALT, termo criado por ele para designar uma forma particular de "atacar o violão"

20 de setembro de 2021

Reconhecido mestre do violão no Rio Grande do Norte, Alexandre Atmarama coloca toda sua vasta formação de músico, compositor e professor, a serviço dos aficionados pelo instrumento. Ele inicia nesta terça-feira (21). às  20h, o ciclo de palestras “Pesquisa Violão” protagonizado pelo violonista, compositor, e professor potiguar, Alexandre Atmarama. Os bate-papos, num total de quatro, com cerca de 30 minutos cada, acontecem um por noite seguidos até sexta (24/09) no canal oficial de Alexandre Atmarama no Youtube, onde ficarão disponibilizados para acesso da população em geral. 
 
Na estreia de cada vídeo/palestra, já previamente filmadas, Atmarama estará on-line para que os interessados possam trocar informações com ele, caso assim desejem. Atmarama aborda nas palestras técnicas que em suas pesquisas musicais desenvolve para o violão. Entre elas, a técnica IMALT, termo criado por ele para designar uma forma particular de ataque às cordas do violão com a mão direita. Além disso, apresenta a aplicação dessas técnicas em peças para violão, aspectos de composições autorais que desenvolve, inspirações, peculiaridades de ser compositor e intérprete das próprias obras, entre outros temas. 

Alexandre Atmarama iniciou seus estudos musicais formais em 1978 na EMFURN. No início de 2021 seu álbum mais recente de violão instrumental "Dança Remota" chegou às principais plataformas de música.  Além de compor e executar peças no violão solo, desenvolve técnicas direcionadas ao instrumento. Através do Programa BNB de Cultura lançou em 2008 o seu primeiro disco, o CD “IMALT”. O seu livro “12 canções para violão” foi lançado pela editora da UFRN em 2008. Em 2011 lançou “Vina”, um livro com partituras de obras suas contendo o CD das músicas encartado. Em 2013 e 2014, recebeu o prêmio FEMUCIC do Festival SESC de Música Cidade Canção (PR). Em 2018 lançou a Websérie "Alexandre Atmarama – IMALT 10 anos". 
 
O Projeto "Pesquisa Violão" foi  realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
 
Canal oficial de Alexandre Atmarama no Youtube 
https://www.youtube.com/AlexandreAtmaramaOficial
Quando: de 21/09 (terça) a 24/09 (sexta)
Hora: 20h