Da França, a mestre queijeira Débora Pereira falará com produtores locais

É Típico!

Mestra queijeira brasileira é convidada do Espaço Terroir da Festa do Boi

Débora Pereira é diretora da SerTãoBras e integra os mestres queijeiros da Guilde Internationale de Fromagers. Mediação será de Adriana Lucena

13 de outubro de 2020

Nem só de produtos tradicionais vivem os queijeiros do sertão potiguar. Queijos inovadores também estão surgindo e se destacando dentre os produtores artesanais. Para falar sobre o tema e dar dica aos produtores locais, será realizada, nesta terça-feira, às 15h, uma "live" com a mestra queijeira brasileira radicada na França, Débora Pereira Czar. Ela é uma das convidadas do Espaço Terroir virtual promovido pelo Sebrae na 58ª edição da Festa do Boi, uma das mais tradicionais exposições agropecuárias do Nordeste. A festa chegou em 2020 com o desafio de levar aos produtores rurais os mesmos atrativos via meio digital.

A mestra queijeira brasileira participará de bate-papo mediado pela gastrônoma Adriana Lucena, pesquisadora potiguar no ramo dos queijos artesanais. Também participam dois nomes atuantes, o queijeiro Marinho Neto da Fazenda Caju, referência na produção de queijos artesanais no RN, e a representante da Queijeira 504, Verlândia Moraes. As “lives terroir” estão abertas ao público mas é preciso se inscrever no canal. Acesse www.festadoboirn.com.br

Débora Pereira é diretora da SerTãoBras e integra os mestres queijeiros da Guilde Internationale de Fromagers, além de escrever para a revista francesa Profession Fromager e lecionar na Mons Formation, uma escola dedicada a ensinar cura e venda de queijos artesanais no centro da França. Conhecimento que ela vai compartilhar com queijeiros potiguares.

Um exemplo de queijo inovação: As burratas e nozinhos da Manaiim, de Caicó

Vitrine virtual de produtos “Terroir”

Como a proposta é fortalecer o produto terroir potiguar, também foi estruturado para essa edição da Festa do Boi um o Mercado Virtual Sebrae Terroir, que visa valorizar os produtos com características eminentemente potiguares.

Expositores que já atuam nesse segmento estarão expondo em uma espécie de vitrine virtual, com todas as informações e contatos desses produtores. A cada dia está programada uma live com um produtor desse tipo de item e um Chef de cozinha convidado para falar da importância e da inserção desses produtos na gastronomia.

“Tivemos o cuidado de montar uma programação especial adaptada para esse formato de evento, mas sem deixar nada a dever ao formato tradicional que o Sebrae vinha ofertando há décadas no Espaço Empreendedor no Parque Aristófanes Fernandes. Queremos que o produtor rural e pecuarista consiga obter conhecimento técnico para melhorar sua propriedade mesmo ainda na vigência de uma pandemia”, explica o analista técnico da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN, Daniel Dias Fonseca, que está à frente da coordenação das atividades programadas para o Terroir 2020.