Anna Fernandez venceu o Prêmio Sharp de cantora revelação em 1993

Reportagens

Morre a grande letrista e cantora caicoense Anna Fernandêz

Gravada por artistas como Elba Ramalho e Elymar Santos, de quem foi parceira, cantora potiguar perde a batalha contra o câncer

17 de novembro de 2022

Nome importante da música potiguar nos anos 1990, a cantora e compositora caicoense Anna Fernandêz faleceu aos 63 anos nesta quarta-feira (16) vítima de um câncer metastático. O velório está confirmado para esta quinta-feira, 8h, no Morada da Paz em Emaús. O sepultamento será às 16h. 

Anna era uma das artistas locais que ganhou visibilidade fora do Estado por meio dos festivais nacionais e principalmente pelos versos cantados por nomes como Elba Ramalho e Elymar Santos, parceiro de várias músicas. Começou sua carreira em Natal em 1988 e logo se destacou nos projetos Pixinguinha. Partiu para São Paulo onde passou 14 anos. Ainda longe de casa, em 1993 conquistou o Prêmio Sharp como cantora revelação ao interpretar “Me Faz Sonhar”, uma música composta pelo irmão Fábio Fernandez em parceria com Romildo Soares, que também faleceu recentemente. 

Tem músicas gravadas por Roberta Miranda, Demônios da Garoa, Beth Carvalho, Flávio José, Rionegro e Solimões. De sua autoria com Elymar, Elba Ramalho interpretou ‘Forró É Bom em qualquer lugar’, e o Padre Antônio Maria gravou ‘Rainha de Luz’. Também já foram intérpretes de suas músicas o grupo Dominó, Wanderley Cardoso, Carmem Silva, Caju e Castanha, As Mineirinhas, As Galvão, Eliane Camargo, Beth Guzzo, Cézar e Paulinho, entre outros.

Como cantora gravou o LP em 1992 “Vem me enlouquecer” e já neste século o CD “Falando de amor” no ano 2000 e em 2002 outro CD “Simplesmente Anna Fernandêz”. Em 2007, foram lançados dois CDs em Portugal pela gravadora Dual Som. Foi classificada em 2008 e 2010 no “Forraço”.