Em 2018 foi escolhida por profissionais de sua área a Melhor Cerimonialista do Brasil

Reportagens

Morre Ana Grova, nome de relevo na área de cerimonial e propaganda

Uma das vozes mais conhecidas da locução oficial e publicitária, Ana Grova nasceu em Maputo e atualmente era chefe de Cerimonial da Prefeitura

23 de junho de 2022

Uma das vozes mais conhecidas da locução oficial e publicitária, a apresentadora e cerimonialista Ana Grova morreu nesta quinta-feira (23), após longa luta contra o câncer. Tinha 64 anos e ocupava a função de Diretora do Cerimonial da Prefeitura do Natal. O velório acontece a partir das 8h, no Centro Vila Memorial Centro de Velório São José, na Rua São José. O sepultamento está previsto para às 16h, no Cemitério Sempre Zona Norte (Antigo Parque da Passagem), localizado na localizado na BR 101, Km 79, s/n - Nossa Sra. da Apresentação.

Nascida em Maputo, capital de Moçambique, Ana Maria Cardoso Grova era brasileira naturalizada, Chegou ao Brasil pelo Rio de Janeiro e depois veio para Natal, trabalhando inicialmente na aviação civil. Nos anos 90, deixou a companhia aérea e passou a trabalhar com locução de comerciais de rádio, antes de voltar-se para a atividade de cerimonialista.

Sua voz grave e elegante logo atraiu o mercado publicitário. Era a voz mais conhecida em comerciais de rádio e tv, e um dos sucessos foi a campanha da loja Bain Douche, com textos eróticos de empoderamento feminino.  Também foi a cerimonialista oficial do Festival de Cinema de Natal, dentre outros eventos culturais. 

Em nota, a Prefeitura Municipal do Natal disse que “expressa o seu mais profundo pesar pela partida da Diretora do Departamento de Cerimonial, Ana Grova estabeleceu ligações profundas com Natal, onde viveu e se estabeleceu profissionalmente há mais de 20 anos. Com formação em Letras, tornou-se nome de relevo na área de Cerimonial. Na Prefeitura do Natal, começou atuando como Oficial de Gabinete, em 1999. Teve passagens destacadas também no Cerimonial de outros órgãos públicos, incluindo o Governo do Estado, e era uma das maiores referências como cerimonialista também de eventos privados, para os quais era solicitada com grande recorrência."

Segundo sua biografia, em 2018 foi escolhida pela Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial e também pela Confraria dos Cerimonialistas do Rio Grande do Norte, como a melhor cerimonialista do Brasil.