Cantor e percussionista, Paulinho estava no Roupa Nova desde a fundação

Agenda Cultural

Morre o cantor Paulinho do Roupa Nova, por complicações da Covid-19

Ele estava se recuperando havia dois meses de um transplante de medula e testou positivo para Covid

14 de dezembro de 2020

O cantor Paulo César Santos, o Paulinho do Roupa Nova, morreu nesta segunda-feira, 14, aos 68 anos. Ele estava internado em um hospital Copa D’or, na zona sul do Rio. A internação veio a público no último dia 4 de novembro, quando ele testou positivo para a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Na ocasião, ele já estava há cerca de dois meses se recuperando de um transplante de medula óssea no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN).

Nascido no Rio a 6 de setembro de 1952, Paulinho era percussionista e vocalista do Roupa Nova. Sua história na música começa ainda na década de 1970, quando passa a formar a banda de bailes Los Panchos Villa, ao lado de Kiko e de Feghali. Nessa época, já frequentava as apresentações da banda Os Famks, que tinha grande influência na noite carioca. Em 1974, recebeu o convite para cantar e tocar nessa segunda banda. Logo após entrar, convidou Kiko para substituir o guitarrista. 

Com uma voz potente e marcante, Paulinho assume como vocalista principal em diversas músicas do grupo Roupa Nova, incluindo hits marcantes como "Canção de Verão", Clarear, "Sensual" (na versão original de 1983), "Volta pra mim", "Whisky a Go-Go", "Linda Demais", "Meu Universo É Você", "Vício", "De volta pro futuro", "Chama", "Asas do Prazer”, dentre outras.

Em 2009, devido a problemas de saúde, foi substituído em apenas três shows do Roupa Nova pelo ex-vocalista da banda Rádio Táxi, Maurício Gasperini. Logo se recuperou e voltou à atividade.

Paulinho esteve com o Roupa Nova desde a sua formação original, há mais de 40 anos. Com o grupo o cantor recebeu em 2009 um dos maiores prêmios da indústria fonográfica, o Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo brasileiro, categoria em que o Roupa Nova concorreu com nomes como Rita Lee, Ivete Sangalo, Skank e Jota Quest.

Paulinho é pai de Pepê, baterista da banda Jamz revelada no programa Super Star da Rede Globo. O cantor também é pai da cantora Twigg que recentemente gravou um dueto com o Roupa Nova na canção O Barquinho presente no álbum duplo comemorativo dos 35 anos de carreira.

Em agosto de 2020, Paulinho foi diagnosticado com linfoma. Em setembro, o tratamento foi feito através de um transplante de medula óssea autólogo, no qual as células-tronco do próprio paciente são empregadas.

 

Com informações do Estadão e Wikipédia