Pierre Cardin foi um gigante da moda e do design

Agenda Cultural

Morre o estilista Pierre Cardin, inventor da moda popular

Ele revolucionou a moda nos anos 1960 com suas linhas geométricas e futuristas, a democratização radical do modelo de negócio

29 de dezembro de 2020

Morreu nesta terça-feira, aos 98 anos, o estilista italiano naturalizado francês Pierre Cardin. Um dos mais longevos costureiros da moda mundial foi também pioneiro do prêt-à-porter. Filho de imigrantes italianos que se transformou em um empresário mundialmente conhecido. Cardin, que é naturalizado francês, morreu no hospital americano de Neuilly, a oeste de Paris, segundo informações do jornal Estadão.

O estilista italiano nasceu em 1922, em Sant'Andrea di Barbarana uma fração do município de San Biagio di Callalta, na província de Treviso, no Veneto, mas cresceu na França, país onde deu os primeiros passos na moda e cresceu para se tornar um dos costureiros mais importantes da segunda metade do século 20, quando foi um gigante da moda e do design.

Cardin veio de uma família de ricos fazendeiros, que acabou na pobreza após a Primeira Guerra Mundial. Talvez, entre todos os costureiros do século passado, nascidos na Itália e criados na França, Cardin foi quem melhor representou aquela mistura de estilos entre a Itália e a França, motivo determinante de seu sucesso.

A jornalista de moda e consultora Lilian Pacce comentou no twitter: “Pierre Cardin foi um dos estilistas mais longevos da história. Ele revolucionou a moda nos anos 1960 com suas linhas geométricas e futuristas, a democratização radical do modelo de negócio, licenciando quase mil produtos”.