Neemias Lopes integrou diversas bandas e projetos de rock e blues na cidade.

Reportagens

Morre o músico Neemias Lopes, maestro e saxofonista da Mad Dogs

Artista sofreu uma parada cardíaca na madrugada do domingo. Neemias era servidor público e foi chefe do departamento de música da Funcarte

08 de novembro de 2021

Cinthia Lopes

Um dos instrumentistas mais queridos e conhecidos de Natal, o saxofonista e maestro Neemias Lopes, de 60 anos, morreu na madrugada desse domingo (7).  Segundo informações de funcionários da Funcarte/Secult, onde trabalhava, o músico se sentiu mal em casa e foi atendido numa UPA, mas sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. O velório será presencial a partir das 17h, no cemitério Morada da paz, em Emaús. A cerimônia de cremação está prevista para 22h e é privativa da família. Já o link da Morada da Memória pode ser acessado AQUI Recifence de nascimento, viveu em Natal grande parte de sua trajetória. Neemias deixa cinco filhos.  

Neemias Lopes era servidor público em Natal e já ocupou a função de maestro da Banda Sinfônica da Cidade de Natal, além de chefe do departamento de música da Funcarte. Mas sua carreira está intimamente ligada ao universo do rock e blues da cidade, principalmente a banda Mad Dogs, da qual era integrante. Amigo de toda uma vida, o músico Paulo Sarkis comentou que a história de ambos estava entrelaçada. "Fizemos tudo juntos na música", disse.

O saxofonista também integrou uma das formações da lendária Modus Vivendi, segundo contou Carito Cavalcanti. Foram inúmeros projetos que valorizavam a música instrumental, como o Catita Choro e Gafieira, a banda Be Bop, composta por ele e os eternos parceiros Manoca Barreto (guitarra) e Paulo Sarkis (contrabaixo). Foi maestro de bandas e orquestras de carnaval, como a Banda Independente da Ribeira e presença constante nos grandes festivais, como Fest Bossa e Jazz, Beatles Festival, Papary Jazzy Festival e Festival Internacional de Jazz. 

O cantor CBI, vocalista da Mad Dogs, lembrou que foram muitos os "momentos que a sua música fez expandir meu coração, que agora bate descompassado. Me sinto muito triste em não ter mais vc Neném. Mais me sinto um ser privilegiado em ter vc como amigo. Vai com Deus".

O músico Eduardo Taufic, parceiro de longa data, escreveu em sua rede social que "Neemias deixa um legado na música do RN. Eternas saudades, meu amigo".  O saxofonista e produtor musical Chico Bethoven também destacou o legado de incentivo do amigo. "Deixo aqui a minha homenagem a esse cara que foi um grande incentivador e parceiro de minha trajetória carreira e além de tudo, um grande amigo. Que o Deus o receba no paraíso e lhe conceda a vida eterna. Sou e serei seu eterno fã", disse.

A prefeitura de Natal emitiu uma nota de pesar pela perda de Neemias, que tanto contribuiu com o renascimento do carnaval de Natal. "Recifense de nascimento mas radicado em Natal há décadas, Neemias era músico da Orquestra Sinfônica do RN e durante anos foi o responsável pelo Núcleo de Música da Prefeitura do Natal, organizando artistas e bandas em todos os projetos culturais realizados pelo Município. Reconhecido saxofonista e mestre de gerações, Neemias integrou diversas bandas na cidade, entre elas a lendária Mad Dogs, fazendo turnês pelo Brasil e exterior e diretor musical do grupo Catita Choro e Gafieira, além de ser o responsável por diversas trilhas e projetos musicais. Aos familiares de Neemias Lopes, nosso profundo pesar e o reconhecimento do grande profissional e companheiro de trabalho querido por todos na Prefeitura do Natal e na área cultural". 

Álvaro Dias
Prefeito da Cidade do Natal