Filme sobre São Rafael conta a história da cidade submersa. Foto: Érika Lima

Agenda Cultural

Mostra Caminhos apresenta 16 filmes do RN com selo da produtora

Formado por jornalistas e técnicos de rádio e tv, coletivo foi pioneiro no formato de organização audiovisual

28 de fevereiro de 2021

Entre os anos de 2006 e 2016 o Coletivo Caminhos, Comunicação & Cultura produziu diversos filmes de curta e média-metragens que retratam a cultura potiguar. Formado por jornalistas e profissionais de rádio e TV, o coletivo foi pioneiro em sua forma de organização e produção coletiva de seus projetos audiovisuais, além das oficinas e demais projetos realizados, tudo isso resultou em um acervo de mais de 20 filmes. 

A Mostra Caminhos do Cinema Potiguar vai prestar essa homenagem disponibilizando o acervo através das sessões e democratizando o acesso desses filmes através da internet. Composto por 16 filmes, o acervo audiovisual do Caminhos estará sendo exibido a partir desta segunda-feira, dia 1º até 5 de março, no Youtube.

Serão exibidas as produções "Com quantas Ave-Marias se faz uma Santa?", "Os animais tem Razão", "Caminhada sem futuro. O trajeto vitorioso do teatro mossoroense", "Mais que um filme legendado", "José", "Memórias do alto do louvor", “O Circo do palhaço Facilita", “Azul e encarnado: Uma Paixão Proibida", "Cordelíricas nordestinas", "O poeta e a Bicicleta”, "Luís Campos: o riso e o drama", "São Rafael: Águas passadas que movem moinhos", "Clube dos Cafonas", "Pouca Água, muita fé", "Antônios". A produtora comenta: 

 

A jornalista e apresentadora Érica Lima, coordenadora do projeto, destaca o reforço do Coletivo no sentido de fortalecer o sentimento de pertencimento dos potiguares através do cinema, elegendo filmes que contam suas histórias. “Faço parte dessa história e o Coletivo Caminhos contribuiu de forma efetiva para o desenvolvimento do cinema no estado. Agora a rede mundial de computadores é um espaço fantástico para partilha da memória e da história de nosso povo”, comentou. 

Ela adianta que a intenção é levar o projeto a novos desdobramentos com a disponibilização de novos acervos. A classificação etária da mostra é livre para todos os públicos. 

SERVIÇO:
Mostra Caminhos do Cinema Potiguar
https://www.youtube.com/channel/UCDr2tuv7etNze2jMcyIshkA
De 01 a 05 de março às 20 horas.

Fonte: Release