Público compareceu ao encerramento nesta terça-feira, na Praia do Maceió
Agenda Cultural
A entrega dos prêmios foi realizada no encerramento, na noite desta terça-feira (08) com muita celebração
09 de novembro de 2022
A entrega da premiação da 9ª Mostra de Cinema de Gostoso foi realizada durante a cerimônia de encerramento, na noite desta terça-feira (08), na sala de cinema montada ao ar livre nas areias da Praia do Maceió. Ao todo foram cinco dias de exibições, além da realização de seminários, debates e palestras, registrando um público no total de mais de sete mil pessoas que passaram pela Mostra.
O filme “A filha do Palhaço”, de Pedro Diógenes, apresentado na Mostra Competitiva, foi escolhido o melhor longa-metragem pelo júri popular. E o filme “Ela Mora Logo Ali”, de Fabiano Barros e Rafael Rogante, o melhor curta-metragem. Na categoria Menção Honrosa, o prêmio foi para o filme “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho.
O Troféu da Crítica foi para a “A Filha do Palhaço”, de Pedro Diógenes, na categoria Longa-metragem; e o filme “Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo”, de Guilherme Xavier Ribeiro, na categoria curta-metragem.
O anúncio das premiações foi feito pelos diretores da Mostra, Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, para uma plateia formada por atores, cineastas, diretores, jornalistas, estudantes, turistas, convidados e comunidade.
A Mostra de Cinema de Gostoso aconteceu entre os dias 04 e 08 de novembro e teve a exibição de 13 curtas-metragens e dez longas-metragens de 12 estados brasileiros. A 9ª edição chamou atenção pelo número recorde de filmes inscritos – 927 obras de todas as regiões do País.
“Estamos muito felizes em termos conseguido realizar a 9ª edição, com as presenças de tantas pessoas, como realizadores, atores, diretores, jornalistas, críticos, público em geral, sendo muitos de vários estados brasileiros e que elogiaram muito a programação. Nossa Mostra é uma das últimas que acontece no final do ano, e nós temos esse olhar para com a produção independente, não só para os filmes inscritos, mas os que são exibidos em outros festivais e principais produtoras, de modo que essa é uma curadoria sempre mais complexa de se fazer por conta disso, por conta desse olhar para toda a produção do cinema independente brasileiro do ano”, declarou Eugênio Puppo.
CONFIRA OS VENCEDORES
TROFÉU DA CRÍTICA
Longa-Metragem - A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes
Curta-Metragem - Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo, de Guilherme Xavier Ribeiro
MELHOR LONGA-METRAGEM JÚRI POPULAR
A filha do Palhaço, de Pedro Diógenes
MELHOR CURTA-METRAGEM JÚRI POPULAR
Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante
MENÇÃO HONROSA
Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022