Palhaço Piruá é um dos convidados da mostra que estreia em formato virtual. Foto: Diogo Mãozinha

Agenda Cultural

Mostra em Natal celebra o Dia Nacional do Circo

Artistas de Natal lançam festival próximo sábado e renda vai ajudar a Associação Potiguar do Circo do RN

24 de março de 2021

Munganga é o mesmo que careta, trejeito e momice, e nisso a palhaçaria dos circos potiguares é farta. Para abrigar não só o humor, mas todos os talentos dessa arte feita sob a lona ou nas ruas, nasce a Mostra Munganga de Circo. O evento faz sua estreia em formato virtual, mas segundo os realizadores o sonho é acontecer ao vivo quando a pandemia passar. O projeto tem lançamento no dia 27 de março, próximo sábado, data em que se comemora o Dia Nacional do Circo. Vai ao ar às 19h, no canal do Youtube.

A programação conta com a apresentação do Palhaço Piruá (Rodrigo Bruggemann) e a participação das acrobatas aéreas Andressa Oliveira, Weller Alves (RN) e Margoth Lima (RN), o malabarista Pedro Levy (SP), mais o mágico Rian Razzani (RN). A banda Ecleticlowns (RN), formada exclusivamente por palhaços, também está presente com um divertido pocket-show musical e dará sua contribuição nas “munganguices” do evento.

Ainda durante o evento virtual será exibido um episódio da série Palhaças do Mundo, com Gena Leão (RN), a Palhaça Ferrugem, que conta sobre sua trajetória artística no mundo do circo de lona. Durante toda a exibição da Mostra estará aberto o chapéu virtual (qr code). Todo recurso arrecadado será destinado como apoio para a Associação Potiguar de Circo do RN - APOCIRCO.

O circo em tempos de Pandemia

A pandemia forçou equipamentos culturais a encerrarem suas atividades presenciais levando os artistas a se adaptarem à realidade das apresentações virtuais. “A esperança, a coragem, a alegria que se revelam nas apresentações circenses, precisam seguir sendo cultivadas e compartilhadas com o público, principalmente em momentos difíceis como que estamos vivendo”, afirma Renata Marques,  diretora da Tropa Trupe e da Remar Produções que assina co-produção do evento.

“Escolhemos lançar a Mostra Munganga na data em que se comemora o dia do circo com o intuito de reforçar o seu valor histórico, cultural e simbólico, para uma sociedade que precisa se reconectar com a magia e a pluralidade de uma arte centenária”, complementa Carol Carvalho, diretora da Tropa Trupe e da Dale! Produções Culturais que também assina a co-produção da mostra.

O evento virtual é um produto audiovisual de artes integradas que tem o circo como protagonista. O projeto é uma realização da Tropa Trupe e foi selecionado na Lei Aldir Blanc através do Governo do RN. “Nosso desejo nesse momento é sobretudo celebrar a pulsão de vida que resiste entre o público, os artistas e os produtores de circo no RN”, finaliza Márcio Sá, artista circense da Cia Bordô, que compartilha a co-produção do evento.

Inscreva-se no canal e acompanhe o Munganga: https://linktr.ee/mungangadecirco

Canal do Youtube: https://bit.ly/3cUSMZH