Moda e design integram a Mostra Frida Kahlo, do Estúdio Carlota

Agenda Cultural

Mostra Frida Kahlo do RN encerra neste fim de semana com mostra Curta na Kombi

Para encerrar a celebração, o Estúdio Carlota prepara sua calçada para uma programação que inclui poesia, cinema, cerveja e gastronomia

30 de julho de 2021

A Mostra Frida Kahlo do RN encerra sua programação neste fim de semana com direito a festa. Idealizada pela empreendedora multicriativa, Carla Nogueira, a mostra é uma plataforma da economia criativa que aglutina e movimenta 25 marcas do RN, Pernambuco e São Paulo. Desde o dia 20 de julho, reúne artistas e artesãos que trabalham com elementos do universo criativo, lúdico e surrealista da artista Frida Kahlo.

Nesta edição comemorativa de cinco anos, a Mostra resgata o aspecto da fé e também do amor, tão presente nas obras da pintora mexicana. Como tema, a edição traz: 'A esperança, o amor e a fé que nos une', tendo como símbolo a Senhora de Guadalupe, considerada a padroeira do México. A feira conta também com produtos que terão porcentagem da venda revertida para a construção da capela para a Nossa Senhora de Guadalupe no Bairro Candelária.

A mostra conta com a participação das marcas: Sonho de papel, Humberto Kalango, Objetos com arte, Ateliê Blondin, Artefique, Linhas e Novelos, Chanana Ateliê, Janine Artesanato, Arlete Silva, Julia Brito, Jorge Soares, Ateliê Ellen Vale, Sergio Medeiros, Lulu Arteira, Armário de Vanessa, Arte que Cura, Colazens, Plurall Ateliê, Jc Personalize, Tino (PE), Rafa Q faz (PE) e Leveza (SP). Um dos grandes diferenciais entre os selecionados é a participação da jovem desenhista e pintora, Rebeca Leite, a primeira artista autista a participar do evento.

“Um dos grandes diferenciais da Mostra Frida Kahlo é o incentivo à economia criativa. Ainda mais nesse contexto de pandemia em que a realização de feiras e mostras de artesanato caiu drasticamente, esta edição comemorativa de cinco anos fortalece ainda mais o seu propósito. Nesses primeiros dias já tivemos um bom número de vendas, mas cada uma delas é bem batalhada”, comenta Carla Nogueira, empreendedora multicriativa criadora da Mostra.

Para a artesã Delza Medeiros da marca Sonho de Papel, que participa desde a primeira edição, o evento tem crescido a cada ano. “Participo desde a primeira Mostra. E lembro que na verdade, a ideia surgiu de uma conversa que tive com Carlota há 5 anos, quando participávamos, de uma feira de artesanato no Sea Way.

Apaixonada que sou por tudo o que diz respeito a Frida Kahlo (inclusive já fui a São Paulo e a Curitiba só pra ver exposições e assistir peça sobre Frida), não podia deixar de participar dessa justa homenagem que o Estúdio Carlota organiza com tanto carinho e dedicação. Sinto que o evento a cada ano se torna maior e mais bem divulgado, o que muito me alegra, não só pelo sucesso de vendas, mas, principalmente, por levar cada vez mais pessoas a conhecerem e admirarem esta que foi uma  das maiores artistas do século XX e que deixou um grande legado, não só nas artes plásticas, mas também no seu exemplo de força, coragem e resistência”,declara Delza. 

A criativa Carlota Nogueira reúne marcas de artesanato, moda e design em torno do tema amor, esperança e fé

A artesã Emily Fernandes Bezerra do Nascimento, da marca arte.quecura,  participa pela primeira vez, disse que é a oportunidade de mostrar seu trabalho para mais pessoas. “Já conhecia o trabalho de Carlota e sempre achei incrível a forma como há a exposição da arte em sua loja , e o carinho perceptível que se tem em cada detalhe, já tinha a pretensão de participar ano passado, mas acabei passando da data de inscrições”, lembra Emily.

“Participar da V mostra Frida Kahlo me permitiu conhecer e reconhecer mais detalhes da história dessa mulher de luta, juntamente com artistas e artesãos locais que estão fazendo trabalhos incríveis, estou gostando demais em participar e mostrar o meu trabalho para mais pessoas, sabemos como é difícil e estamos (re) existindo constantemente principalmente no período pandêmico, a valorização da arte é uma luta diária que estou todos os dias lutando!”. completa a artesã. 

Encerramento

Para encerrar a celebração dos cinco anos de evento, o Estúdio Carlota prepara mais uma vez a sua calçada para uma programação que inclui: poesia, cinema, cerveja e gastronomia.

O Kurta na Kombi exibe os curtas potiguares1:  Efeméride de Diego Ciro;  Madrigal: Um conto de imagens por palavras de Felipe Oliveira e Gustavo Alcântara; As Cartas de Ahmed, um filme de Lucas Fernandes e Rebecca Pelagio; Indecifráveis de Nathalie Alves e Bruna Queiroz; O Elo Perdido, dirigido por Sidenei Santos, Seo Cruz, Julio Cesar e Elson Fernandes; além de Sem retrato e sem bilhete, de  Babi Baracho.

A programação conta ainda com o lançamento presencial do livro do Poeta incrível Thiago Medeiros junto com  a leitura de cartas do diário de Frida. Além disso, o pessoal da Cerveja Perversa e Belch Bar marcam presença garantindo cerveja gelada e petiscos especiais. Tudo isso no sábado a partir das 18h  na calçada do Estúdio Carlota. 
 

Serviço: 

V Mostra Frida Kahlo do RN
Até o dia 31 de julho, sempre das 10 às 19h 

Feira online e atendimento presencial: todos os dias 

Curta com Frida ( festa de encerramento) com Kurta na Kombi, Insurgências Poéticas, Belch Bar e Cerveja Perversa a partir das 18h.