Cubo de Luz reúne trabalhos de estilos e gerações diversas

Agenda Cultural

Mostra itinerante Cubo de Luz exibe trabalhos de 30 artistas potiguares

Estrutura possibilita visualizar obras de grandes artistas potiguares. A mostra vai até 20 de fevereiro em Natal, Mossoró e Caicó

15 de dezembro de 2021

  Um suporte físico se pode visualizar obras de artistas potiguares de diferentes gerações em tamanho gigante. Esse é o formato do “Cubo de Luz”, projeto que estreou na noite de ontem na praça Pedro Velho, no bairro de Petrópolis. A exposição utliza um cubo luminoso com nove metros de altura por meio do qual é possível apreciar a obra de nomes importantes como Dorian Gray, Newton Navarro, Thomé Filgueira, Zaíra Caldas, Assis Marinho e Iaperi Araújo, entre outros artistas plásticos. A exposição tem curadoria de Sanzia Barbosa e direção de produção de Marcos Sá de Paula. 

Durante a realização da mostra nas três cidades, também serão realizadas palestras de especialistas em cultura potiguar tais como André Bezerra, Mestre em Arte da Performance pela UFRN, Diego Paiva, Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ e Sofia Bauchwitz, Doutora em Belas Artes e Mestra em Criação e Pesquisa em Arte pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha.

Patrocinado pelo Governo do Estado e Cosern, por meio da Lei Câmara Cascudo, a  exposição em Natal vai até 9 de janeiro. Depois de Natal, a mostra segue para a Ilha de Santana, em Caicó, e a praça do Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró. A abertura marcou o aniversário de 60 anos da empresa Cosern. 

O “Cubo de Luz” traz as obras de Francisco Nilson dos Santos, Djalma Paixão, Erasmo Xavier, Ivanise do Vale, Jotó, Maria do Santíssimo, Roberto Medeiros, Rosa Mc, Adonay Dantas, Evana Macedo, Fernando Gurgel, Frederico Marcos, Isaias Ribeiro, Ítalo Trindade, João Natal, Luiz Elson, Nôra Aires, Artur Carvalho, Claudia Moreira, Franco Fonseca, Judson Andrade, Laíza Ferreira, Malu e Meysa Medeiros.   

Para Marcos Sá de Paula, idealizador do projeto, “Cubo de Luz” é um marco inédito na divulgação das artes visuais do Rio Grande do Norte que facilita o acesso dos potiguares ao melhor da produção artística local, consolidando um intercâmbio importante entre cidades-polo de três das principais regiões do estado.“Estamos extremamente felizes com o apoio do Instituto Neoenergia e da Neoenergia Cosern nesse projeto que fará uma conexão entre as pessoas que atuam no campo das Artes Visuais e a população que ainda tem pouco acesso a exposições nesse formato, principalmente nas cidades do interior”, comenta Sá de Paula.

PROGRAMAÇÃO:

Natal: de 14 de dezembro a 9 de janeiro, na Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em Petrópolis.

 

Caicó: de 17 a 30 de janeiro, na Ilha de Santana.

 

Mossoró: de 7 a 20 de fevereiro, na Praça do Teatro Dix-Huit Rosado.