Chefs exploram o litoral em busca de ingredientes. Fotos: Pedro Lucas e Rafael Silva

É Típico!

Motivos para descobrir o Lóca, próximo restaurante no paraíso da Pipa

Restaurante dos chefs Marcos Nery e Matheus Brito inaugura em novembro com ingredientes do mar ao estilo ‘menu confiance’

03 de setembro de 2020

Por Cinthia Lopes | Editora e redatora

Na praia tudo pode virar comida ou arte para quem conhece o caminho das pedras e redes. Pipa é um bom exemplo disso: seu manancial de matéria-prima é proporcional à diversidade exótica de suas ruas, restaurantes e belezas naturais. Sempre pode surpreender.

É de lá que chegam boas novas sobre a empreitada de dois chefs experientes que resolveram fincar raízes no lugar fazendo o que gostam: Marcos Nery e Matheus Brito inauguram em novembro o restaurante Lóca – mar, terra & ar. O nome sugere: é um esconderijo de surpresas que o mar pode oferecer e algo mais. Vá e descubra.

Em entrevista ao TÍPICO LOCAL, os chefs contaram que a proposta do Lóca é servir uma cozinha autoral em ambiente pequeno e dinâmico para quem quer ser surpreendido com a criatividade da dupla, a partir dos ingredientes da cadeia produtiva local – leia-se pescadores, cooperativas e empresas com práticas sustentáveis que valorizam o terroir. “O perfil do Lóca é de cozinha intuitiva, sem passaporte e amarras, mas que preza pelo uso de produtos locais”, sintetiza Marcos Nery, chef que ficou bastante conhecido em Natal por comandar a burgueria autoral Blackitchen. Para Matheus, o perfil será "de cozinha intuitiva, do litoral nordestino, não tendo necessariamente especialidade apenas em frutos do mar. Queremos mesclar técnicas e experiências, fazendo uma cozinha ideal para se apreciar no lugar aonde estamos inseridos".

Eles contam que o cardápio será no estilo "menu confiance" de seis etapas, sendo entrada fria e quente, intermediário, prato principal, sobremesa e o café com um panachê de doces artesanais da região. As sobremesas terão a atenção de Matheus que também é confeiteiro. 

Marcos e Matheus adiantam que a cozinha será 70% mar e alguns ingredientes terra/mar na proposta de surf'n'turf. “Somos do litoral nordestino e nossos menus terão essa cara, usaremos muitos elementos da natureza litorânea”, disse Matheus. Da natureza tudo será aproveitado. Dos ingredientes, peixes, crustáceos, moluscos e mariscos, aos objetos para compor a apresentação dos pratos, como galhos, pedras e folhas, além das louças artesanais.

Matheus e Marcos querem criar um ambiente de experiências sensoriais. Foto: Pedro Lucas/ Rafael Silva

Uma Janela para burgers e take away

O Lóca funcionará no espaço Kanto da Pipa, uma das conhecidas “vilas” gastronômicas da rua principal. Além das mesas, a dupla pretende abrir uma “janela” para o sistema take away e também delivery. “Não visamos sair desse formato compacto para um lugar maior, a proposta é ser e continuar pequeno, atendendo poucas mesas, com o maior conforto e segurança possíveis”, comentou Matheus, chef com formação em Natal e passagens por São Paulo e Brasília.

Embora de gerações diferentes, Marcos e Matheus tem caminhos em comum. Ambos saíram cedo de Natal em busca do conhecimento que São Paulo tinha a oferecer, assim como trabalharam em outros países da américa do sul, Matheus no Peru e Marcos na Argentina. Também criaram suas burguerias, ele em Brasília e Marcos em Natal. “Conheci Marcos ainda cursando gastronomia enquanto trabalhava de staff no festival da Albacora em 2013, em Baía Formosa”, conta Matheus. Depois da experiência, foi estagiar na Blackitchen e depois foi estudar em São Paulo.

Onde a Lagoa de Guaraíras encontra o mar e a festa de ingredientes, como ostras e camarões. foto: Pedro Lucas/Rafael Silva

Durante a pandemia do novo coronavírus era hora de repensar interesses em comuns. Nery já estava morando em Pipa e Matheus havia voltado para Natal vindo de Brasília. Com suas famílias, ambos buscavam em comum a qualidade de vida, um lugar onde a rotina pauleira do restaurante tivesse como contraponto o ambiente paradisíaco para desopilar.  

“A qualidade de vida contou e a escolha por Pipa é o peso que a praia tem no turismo, sendo conhecida mundialmente pela sua atmosfera extravagante e emblemática”, explicou Marcos Nery. “Já conheço muitos produtores e pescadores, onde vi a oportunidade de trabalhar com produtos frescos e poder cobrar um preço justo pelo serviço, tendo um custo em conta pela sazonalidade dos ingredientes”.

Para dois ex-donos de burgueria, um bom burguer não se esquece. “Foi ele quem nos deu nome e voz e tem um lugar especial em nossas vidas. Não deixaremos essa pegada de hamburguer e "fast food" morrer em nós e também ter um produto que tenha a cara do Lóca e seja mais acessível que um menu degustação”, comentam os chefs. 

Quem quiser provar esse outro estilo da dupla, antes da estreia na Pipa eles participam da praça da alimentação do Cine Drive In Natal, em outubro na Arena das Dunas. 

LÓCA Mar, terra & ar

Inauguração em novembro

Local: Kanto da Pipa | Instagram: @Loca_Pipa para contato e reservas. Acesse AQUI