Espetáculo mergulha nas pessoas que vivem longe dos centros e carregam em si tradição e modernidade

Agenda Cultural

Movidos Dança apresenta espetáculo SER(tão) no TAM dias 21 e 22

Espetáculo tem direção e coreografia de Mário Nascimento e representa o Nordeste que se reinventa através da dança

17 de março de 2025

Nos dias 21 e 22 de março, o grupo de dança contemporânea Movidos Dança realiza a estreia de seu espetáculo SER(tão), no Teatro Alberto Maranhão, às 20h. Através da dança, a obra representa o Nordeste que se reinventa, narrando uma odisseia de raízes e futurismos. O espetáculo é gratuito e os ingressos podem ser retirados no Sympla.

Com direção e coreografia de Mário Nascimento — diretor artístico do Corpo de Dança do Amazonas, em Manaus — , em parceria com o diretor artístico do Movidos, Anderson Leão, o espetáculo vai contar com medidas de acessibilidade, como audiodescrição, intérprete de libras, abafadores para autistas e espaços reservados para cadeirantes.

SER(tão) é um convite a ver além do horizonte e a sentir o cenário nordestino futurista, onde o gesto é resistência, a fé é movimento e a multiplicidade de corpos constrói novas paisagens em uma celebração à diversidade. O espetáculo narra o Nordeste em transformação e faz ode à multiplicidade de corpos, estilos e atitudes.

O processo de montagem foi ao encontro das pessoas que habitam áreas afastadas dos grandes centros, mas que são detentores dos avanços da sociedade. “Que garantem com seu suor o alimento da nação, e que produz mais que isso, produz histórias, cultura, que abraça os avanços tecnológicos sem abrir mão de sua origem, mostrando que não existe o velho e o novo”, comenta o bailarino Daniel Silva, responsável pela direção geral.. 

SER(tão) tem produção da Alma do Minho e da Quentura Produções. Conta com recursos da Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Movidos é um grupo de dança contemporânea que promove novas perspectivas para a dança na investigação da identidade de corpos diversificados, sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística. O grupo foi idealizado pelo coreógrafo e diretor artístico Anderson Leão e pelo bailarino Daniel Silva, em 2018.  

SERVIÇO
O quê: Estreia do espetáculo SER(tão)
Quando: 21 e 22 de março, às 20h
Onde: Teatro Alberto Maranhão
Ingressos: Gratuitos, com retirada pelo Sympla