Nilcemar Nogueira é, além de sambista, doutora em psicologia social.

Agenda Cultural

Mulheres sambando mundo a fora terá neta de Cartola, Nilcemar Nogueira

Mulheres do Samba Potiguar apresenta novas convidadas do projeto, nesta sexta-feira, às 19h pelo Youtube

01 de outubro de 2020

A roda de samba Mulheres do Samba Potiguar apresenta mais uma edição do projeto cultural Mulheres Sambando Mundo Afora, tendo como convidadas especiais Nilcemar Nogueira e Raquel Tobias. O evento acontece nesta sexta-feira (02/10), às 19h, em “live” transmitida pelo perfil do grupo no Facebook e no canal do youtube, sob o comando das cantoras e compositoras Marieta Maia e Anna Fernandêz, idealizadoras do projeto.

Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e dona Zica, é doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas e fundadora e diretora do Museu do Samba. Foi Secretária de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, quando lutou pela valorização da cultura afro-brasileira, e contribuiu para que o samba do Rio de Janeiro se tornasse patrimônio imaterial do Brasil. Sua trajetória é referência pelo empoderamento e luta da mulher no contexto social.

Raquel Tobias é cantora e compositora. A música sempre esteve presente em sua vida, principalmente através das suas maiores influências, o Samba de Roda (com sua mãe) e o Gospel (com seu pai). Iniciando sua trajetória no Samba de Todos os Tempos, projeto que hoje preside, Raquel foi a terceira pastora a ocupar o espaço. Atualmente, ela também integra a Ala de Compositores do Samba da Vela e contribui com o Projeto Resgatando Raízes, que confere atenção às mulheres que tem ligação com as artes, produzindo e dando voz a elas.

Roda de Mulheres do Samba Potiguar é um movimento cultural feminino pioneiro no Rio Grande do Norte. Reúne compositoras, musicistas e cantoras com o propósito de inserir Natal no circuito dos grandes eventos culturais e fortalecer a divulgação da força feminina no samba. Foi idealizado pelas cantoras e compositoras Marieta Maia e Anna Fernandêz e tem como integrantes as musicistas Fátima Costa, Edi Costa, Ivone Salsa, Cleide Braga, Nair Damasceno, Hilda Bibiba, Tatiane Costa, Fátima Badaró, Cléo Matos, Dalvaci Neves, Vilma Xavier, Hélia Braga, e Deny Percussionista.