Fóssil Ubirajara jubatus, levado ilegalmente do Brasil, é tema do debate desta terça-feira

Agenda Cultural

Museu Câmara Cascudo reflete sobre recomeços na Primavera dos Museus

Programação começa nesta terça-feira e vai até dia 28, nas redes sociais do MCC. Programação presencial ainda não foi liberada

21 de setembro de 2021

No longo inverno de perdas, os tempos, finalmente, convidam a pensar em recomeços. A partir desta terça-feira, 21, o Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inicia a programação da 15ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que mobiliza centenas de instituições em todo o país. O tema definido para este ano é “Museus: perdas e recomeços”, propõe a reflexão sobre a função dos Museus em momentos como os da pandemia da Covid-19, seja como espaços de experiências sociais, históricas ou artísticas, como repositórios de experiências e emoções ou como espaços individuais e coletivos de superação e reinvenção. 

O MCC aproveita o momento para pensar e preparar seu recomeço, ainda com uma programação virtual com lives, apresentações culturais e propostas de atividades infantis transmitidas pelos nossos canais do MCC Virtual, no YoutubeFacebook e Instagram. A programação segue até o domingo, 26. 

Nesta terça-feira, 21, às 19h, um encontro de especialistas em paleontologia discute as perdas do patrimônio paleontológico brasileiro a partir do caso do fóssil do Ubirajara jubatus, um dinossauro de 120 milhões de anos, originário do Sul do Ceará e que foi levado ilegalmente para o Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha. 

Com mediação dos estudantes Pedro Tolipan e Glaudson Albuquerque, a live conta com a participação de Flaviana Lima, Paleobotânica e professora da Universidade Federal de Pernambuco, Kleberson Porpino, biólogo especialista em paleontologia de mamíferos e professor na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, além de Renan Bantim, paleontólogo e professor na Universidade Regional do Cariri, no Ceará. A live terá, ainda, a participação do professor Claude Aguilar, do Setor de Paleontologia do Museu Câmara Cascudo, além da apresentação do Pachyarmatherium brasiliense, cujo fóssil está preservado no Museu Câmara Cascudo. A transmissão acontece no Youtube e Facebook.

Na quarta, a tarde está reservada para as crianças. O setor educativo do MCC preparou uma programação especial sobre os dinossauros brasileiros. Crianças de todas as idades poderão conhecer as espécies que viveram em nosso território em um jogo de trunfo, além de aprender a produzir tintas naturais em casa com ingredientes simples para colorir a série de gravuras lançadas em nosso site, em parceria com o paleoartista Felipe Alves Elias. A programação começa às 16h, no Youtube e Facebook do MCC.

O desafio da gestão de museus municipais e comunitários é o tema da aula do professor Diego Lemos Ribeiro, da Universidade Federal de Pelotas, que acontece na quinta-feira, 23, às 16h, dentro da programação do curso promovido pela Caravana Cultural da Pró-reitoria de Extensão da UFRN, em parceria do MCC e do Museu do Seridó. As aulas são transmitidas pelo youtube das duas instituições e são abertas a todos os interessados.  

Para quem está com saudades do Museu, a pedida é participar das visitas virtuais da sexta-feira. São dois horários. Às 11h, no Youtube do MCC, vamos conhecer as histórias de perseverança e superação, alianças, disputas, trapaças e sedução no incrível mundo das plantas. A live será transmitida direto do Parque do Museu e vai falar sobre a diversidade, as adaptações e os modos de vida encontrados no reino vegetal. Às 14h, desta vez pelo Instagram do MCC, vamos investigar as pistas deixadas pelos gigantes dinossauros em nosso território. As lives são dirigidas para crianças de todas as idades e até para as crianças que vivem dentro dos adultos. 

No sábado, a programação começa logo pela manhã, com a apresentação da mediação virtual do Planetário Barca dos Céus, com uma edição especial para a primavera da sessão “Conversas sobre o céu e o mar”, realizada pela equipe de mediadores do projeto. A sessão ocorre em um ambiente virtual fechado apenas aos inscritos e apresenta uma série de vídeos que provocam interações entre os mediadores e os participantes. Com duração aproximada de uma hora e meia, a sessão desta semana vai refletir sobre as perdas e recomeços ao longo da existência do nosso planeta e nas interações com os astros. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. Os interessados devem solicitar o link através de um formulário na internet

No fim da tarde, o Parque do Museu recebe convidados para o espetáculo “Bípede sem pêlo”, do bailarino Alexandre Américo, que busca refletir sobre o papel do invisível na fundação da humanidade e vai buscar a força político-estética no espírito das coisas que nos cercam. O evento será realizado como evento-teste para a reabertura do Museu e vai seguir todas as exigências do Protocolo de Biossegurança da UFRN. A apresentação é restrita aos convidados e começa às 16h30. O espetáculo será reapresentado no domingo, também de forma restrita aos convidados. 

Ao longo da semana, nas redes sociais, nossos seguidores também vão poder conhecer um pouco mais do acervo da Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo, do Museu Câmara Cascudo, com uma seleção de obras que falam do tema da Primavera dos Museus.

A programação completa da 15ª Primavera dos Museus está disponível no site do MCC na internet, no endereço www.mcc.ufrn.br. No site, também é possível encontrar os links para inscrições em cada evento. 

Confira a programação completa: 

TERÇA (21/9)

19h – LIVE: Ubirajara: fósseis, patrimônio e museus

Mediação: Pedro Tolipan (MCC-UFRN) e Glaudson Albuquerque (MCC-UFRN)

Convidados: Flaviana Lima (UFPE), Kleberson Porpino (UERN), Renan Bantim (URCA)

Transmissão pelo MCC Virtual (Youtube e Facebook)

QUARTA (22/9)

16h – Dinos Brasileiros para crianças

Mediação: Cristiana Moreira e bolsistas do Setor Educativo do MCC

Transmissão pelo MCC Virtual (Youtube e Facebook)

QUINTA (23/9)

16h – Curso de Gestão em Museus Municipais e Comunitários

O desafio da gestão

Convidado: Diego Lemos Ribeiro (UFPel)

Mediação: Moysés Siqueira (MCC/UFRN)

Transmissão pelos canais do Youtube do Museu Câmara Cascudo e do Museu do Seridó

21h – “Continua…”, apresentação de Patrícia Leal e músicos convidados

Transmissão pelo MCC Virtual (Youtube) e pelo canal da Professora Patrícia Leal

SEXTA (24/09)

11h – Visita virtual: O incrível mundo das plantas

Com Glaudson Albuquerque

Transmissão pelo Youtube

14h – Visita Virtual: Das pistas aos gigantes: os dinossauros no MCC

Com Pedro Tolipan

Transmissão pelo Instagram

SÁBADO (25/9)

10h – Planetário Barca dos Céus

“Um ensaio sobre relações entre céu e mar”
Especial da Primavera

Equipe do Planetário Barca dos Céus/UFRN

Vagas limitadas – Inscreva-se

16h30 – Bípede sem pelos

Espetáculo de Dança no Parque do Museu; evento teste restrito a convidados

DOMINGO (26/9)

16h30 – Bípede sem pelos

 

Espetáculo de Dança no Parque do Museu; evento teste restrito a convidados