Canoas indígenas de Extremoz recuperadas em 2015 fazem parte do acervo do MCC. Foto: Lenilton Lima

Agenda Cultural

Museu Câmara Cascudo tem programação para Semana dos Museus

Entre os temas das lives estão as canoas achadas em Extremoz e a importância dos sítios arqueológicos e o diálogo museal surgido na pandemia

20 de maio de 2021

Pelo segundo ano de portas fechadas por causa da pandemia da Covid-19, o Museu Câmara Cascudo (MCC) abre as janelas virtuais para celebrar mais uma Semana dos Museus. Na décima nona edição, os verbos são recuperar e reimaginar e propõe reflexões sobre o futuro dos Museus. A programação segue até domingo, com conferências virtuais, apresentações audiovisuais dos acervos de paleontologia e arqueologia, propostas de jogos e atividades educativas, além da entrega das tão esperadas recompensas da campanha de financiamento coletivo “José Costa Leite para sempre”. Os interessados ainda podem se inscrever na aba de eventos, no menu extensão do Sigaa.

Nesta quinta-feira (20), às 15h, é a vez de desvendar os tesouros do acervo de arqueologia do MCC, incluindo duas das canoas indígenas mais antigas já encontradas no Brasil, descobertas na Lagoa de Extremoz, além das joias da cerâmica Tupi. Durante a Live, o professor Abrahão Sanderson Nunes, chefe do setor de Arqueologia no Museu, conversa com Ângelo Corrêa e Flávio Calippo, do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí. O evento também vai marcar o lançamento de mais uma produção audiovisual do MCC, destacando o trabalho e o acervo de arqueologia. O vídeo também ficará disponível no canal do Youtube do museu. Para receber certificados nesta atividade, inscreva-se aqui.

Na sexta (21), às 11h (horário de Brasília), o Museu Câmara Cascudo será recebido pelo Museu de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa, no programa Museus em Diálogo. Marta Lourenço, diretora da instituição portuguesa, recebe o professor Everardo Ramos, diretor do MCC para falar não somente das dificuldades enfrentadas pelas instituições museais durante a pandemia, mas para refletir sobre as possibilidades experimentadas nesse período em espaços virtuais – onde noções como espaço e tempo tornam-se secundárias. A conversa será transmitida simultaneamente nos canais do Youtube e Facebook do Museu Câmara Cascudo e do MUHNAC.

Já no sábado (22), às 15h, é dia de falar sobre dinossauros e da trajetória de trabalho dos paleontólogos desde os sítios arqueológicos até as exposições no museu. A conversa virtual será mediada por Glaudson Albuquerque (UFRN) e conta com a presença dos pesquisadores Aline Ghilardi (UFRN), Tito Aureliano (UNICAMP) e Pedro Tolipan (UFRN). Dessa vez, também tem lançamento de vídeo novo sobre o tema durante o evento e, logo depois, no nosso canal no Youtube. As inscrições para esta atividade já estão disponíveis.

Na manhã do domingo, a partir das 11h, é hora de se divertir com as crianças ou com a criança que vive dentro de você. A equipe pedagógica o MCC vai lançar uma série de jogos, como jogo dos 7 erros, caça-palavras e trunfo – sempre valorizando o acervo e o conhecimento produzido na instituição. Os material ficarão disponíveis nos canais virtuais do museu, basta baixar, imprimir e se divertir.

Os interessados em receber certificados da programação devem se inscrever em cada uma das atividades no portal de eventos, menu extensão do Sigaa. A programação completa está disponível no nosso site e na nossas páginas no Instagram e Facebook.

 

Confira a programação compelta da 19ª Semana dos Museus no Museu Câmara Cascudo:

20/05 (quinta-feira) | 15h

Vídeo e Live

CERÂMICA TUPI E CANOAS INDÍGENAS NO ACERVO DE ARQUEOLOGIA DO MUSEU CÂMARA CASCUDO

Abrahão Sanderson Nunes (UFRN)

Ângelo Corrêa (UFPI)

Flávio Calippo (UFPI

21/05 (sexta-feira) | 11h (Brasil) – 15h (Portugal)

Live

MUSEUS EM DIÁLOGO – O MUHNAC/UNIVERSIDADE DE LISBOA RECEBE O MCC/UFRN

Marta Lourenço (MUHNAC/UL – UMAC/ICOM)

Everardo Ramos (MCC/UFRN)

 

22/05 (sábado) | 15h

Vídeo e Live

DINOS DO MCC – DOS SERTÕES ÀS EXPOSIÇÕES

Aline Ghilardi (UFRN)

Tito Aureliano (UNICAMP)

Pedro Tolipan (UFRN)

Mediação: Glaudson Albuquerque (UFRN)

 

23/05 (domingo) | 11h

Jogos

JOGOS E ATIVIDADES EDUCATIVAS EM MUSEUS

Setor de Ação Educativa do MCC. Disponíveis no portal e nas redes sociais do MCC na internet