Museu Câmara Cascudo realizará exposição virtual de seus 60 anos. Foto: Reprodução/Tribuna do Norte

Agenda Cultural

Museu Câmara Cascudo e do Seridó participam da Primavera dos Museus

Com ações virtuais, evento nacional promovido pelo IBRAM contará com exposições, palestras e seminários com acesso livre

18 de setembro de 2020

A maioria dos museus brasileiros se encontra de portas fechadas por conta da pandemia da covid-19, mas nem por isso as instituições deixaram de interagir com o público à distância. Exemplos bem sucedidos outros menos, mas muitos museus mostraram criatividade expondo seus acervos no meio virtual. Na próxima segunda-feira, dia 21, começa a Primavera dos Museus e este será o tema a nortear boa parte dos debates. A Primavera é um  grande evento anual organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e realizado por instituições de todo o país.  O tema “Mundo digital: museus em transformação” vai refletir sobre a prática de atividades virtuais, acessíveis pela Internet, enquanto a maioria dos museus continua de portas fechadas.

Abraçando a proposta e aderindo a um movimento que é mundial, o Museu Câmara Cascudo e o Museu do Seridó, unidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se juntaram para realizar uma só programação, completamente remota. São exposições, palestra, cursos e bate-papos transmitidos pelos canais virtuais dos dois museus ou realizados em uma plataforma de videoconferência.

Entre os destaques está a exposição “Devoções do Seridó”, que pode ser acessada no museudoseridoufrn.wixsite.com/exposição. No dia 27 acontece a abertura da exposição virtual “Singular Plural. 60 Anos do Museu Câmara Cascudo”, no portal Acesso: www.mcc.ufrn.br

Museu do Seridó se reestrutura e realiza exposição virtual com o tema "Devoções do Seridó"

Entre os bate-papos destaque para o “Ocupamos a rede: experiências do Museu do Seridó e do Memorial Quixabeira”, dia 25, às 17h. Terá falas de Conceição Guilherme (Museu do Seridó), Rafaela Santos (Museu Histórico de São Vicente/RN), Raimundo Melo (Pontos de Memória do RN).

Mudanças

“A transformação atual dos museus da UFRN vai além da adoção do formato digital”, explica o diretor do museu Everardo Ramos. Ele lembra que desde a década passada, o Museu Câmara Cascudo vem reformando suas instalações, atualizando sua infraestrutura, recebendo novos profissionais, criando novos instrumentos de gestão e atualizando sua programação, de maneira a “confirmar sua vocação como importante espaço de ensino e pesquisa, mas também para afirmar-se como um espaço aberto à sociedade, onde diferentes públicos têm acesso a ciência, cultura e arte”. No momento em que completa 60 anos, o MCC se impõe como o museu de referência no RN. O museu também está adquirindo coleções e em breve tem novidades na questão de acervo da arte popular;

O Museu do Seridó, por sua vez, após um longo período de inatividade,começou a se reestruturar internamente e a realizar diferentes atividades abertas ao público, animando novamente o belo casarão em que está instalado, construído no século XIX para sediar o antigo Senado da Câmara e a Cadeia Pública da Vila do Príncipe, hoje Caicó. Atualmente, é dirigido por Vanessa  Spinosa.

Com um variado acervo e diversos projetos em andamento, o MDS assume novamente seu papel como importante centro de preservação, estudo e divulgação da cultura seridoense. “São esses dois museus da UFRN, em transformação, que se juntam hoje para celebrar a primavera e reforçar a mensagem de renovação instríseca a esta estação e tão necessária nos tempos em que vivemos”.

 

RESUMO DA PROGRAMAÇÃO

21 de setembro (segunda-feira)

Durante toda a semana – Exposição virtual

Devoções do Seridó

Acesso: museudoseridoufrn.wixsite.com/exposicao

14h30-16h30 – Capacitação

EDUCAÇÃO MUSEAL - Módulo 1: Museus, Memória e Educação

Átila Tolentino (Rede de Educadores em Museus)

Acesso: Google Meet (link para inscritos)

 

22 de setembro (terça-feira)

09h00-10h00 – Palestra

O Educativo do Museu da Pessoa e a utilização de tecnologias digitais e sociais para a aprendizagem

Sônia London (Museu da Pessoa)

Acesso: youtube.com/c/mccufrn - facebook.com/mccufrn -

youtube.com/c/MuseudoSeridóUFRN

23 de setembro (quarta-feira)

14h30-16h30 – Capacitação

EDUCAÇÃO MUSEAL - Módulo 1: Museus, Memória e Educação

Átila Tolentino (Rede de Educadores em Museus)

Acesso: Google Meet (link para inscritos)

 

24 de setembro (quinta-feira)

14h30-16h30 – Mini-curso

Educação Museal, escola e cidade

Moysés Siqueira (Museu Câmara Cascudo/UFRN)

Acesso: Google Meet (link para inscritos)

 

25 de setembro (sexta-feira)

17h00-18h30 – Bate-papo virtual

Ocupamos a rede: experiências do Museu do Seridó e do Memorial Quixabeira

Conceição Guilherme (Museu do Seridó), Rafaela Santos (Museu Histórico de São Vicente/RN), Raimundo Melo (Pontos de Memória do RN)

Acesso: youtube.com/c/mccufrn - facebook.com/mccufrn -

youtube.com/c/MuseudoSeridóUFRN

26 de setembro (sábado)

17h00-18h30 – Bate-papo virtual

Mídias digitais: divulga museus e conecta pessoas

Adson Pinheiro (@adson_pinheirocultura), Tatiana Coelho

(@quantosmuseus), Vanessa Spinosa (Museu do Seridó/UFRN)

Acesso: youtube.com/c/mccufrn - facebook.com/mccufrn -

youtube.com/c/MuseudoSeridóUFRN

 

27 de setembro (domingo)

17h00 – Abertura de exposição virtual

Singular Plural. 60 Anos do Museu Câmara Cascudo

Acesso: www.mcc.ufrn.br