Museu Câmara Cascudo realiza projeto formador para interessados em gestão de museus

Agenda Cultural

Museu e Caravana Cultural da UFRN abrem curso de gestão de museus municipais e comunitários

O curso será realizado de 02 de setembro a 18 de novembro e oferece duzentas vagas para gestores, técnicos, agentes culturais e estudantes

25 de agosto de 2021

O Museu Câmara Cascudo e o Museu do Seridó estão com inscrições abertas para o curso “Gestão em Museus Municipais e Comunitários”. A ação faz parte do programa Caravana Cultural da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O curso será realizado de 02 de setembro a 18 de novembro e oferece duzentas vagas para gestores, técnicos, agentes culturais e estudantes. As inscrições estão abertas até 01 de setembro, na página da ação no Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas da UFRN (Sigaa). 

As atividades do curso serão realizadas de forma remota e serão transmitidas pelos canais do Youtube do Museu do Seridó e do Museu Câmara Cascudo. Com um total de sessenta horas, o curso se divide em seis módulos que incluem temas como o desafio da gestão, institucionalização, fomento, planejamento e avaliação, além de aprimoramento de processos de trabalho em museus municipais e comunitários. Os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e devem produzir um projeto para aplicar em sua realidade local. 

O encontro de abertura acontece no dia 02 de setembro, com o tema “Museus municipais e comunitários: diálogos com a universidade” e a participação do Professor Diego Lemos Ribeiro, da Universidade Federal de Pelotas, que é pesquisador da área e desenvolve projetos em gestão e comunicação em museus. O evento conta ainda com a participação de representantes da Proex e da Rede Universitária de Museus da UFRN e de museus municipais e comunitários do estado. 

O primeiro módulo do curso começa no dia 09 de setembro, e será ministrado por Átila Tolentino, gestor público e pesquisador da área de museus, além de Moysés Siqueira, historiador do Museu Câmara Cascudo. As etapas seguintes contam com a participação de Graciele Siqueira (Diretora do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará), Raimundo Melo (coordenador dos Pontos de Memórias do RN), Elisabete Mendonça (Unirio), além de Gildo dos Santos (Museu Câmara Cascudo). A programação completa dos módulos está disponível na página do curso no Sigaa. 

O encontro final será no dia 04 de novembro, com o tema “Museus municipais e UFRN: vivências no Rio Grande do Norte”, com uma troca de experiências entre representantes do Museu de Nísia Floresta, do Museu Histórico de São Vicente e da Rede Universitária de Museus da UFRN (RUMUS/UFRN). Os trabalhos finais devem ser entregues até o dia 18 de novembro.

As inscrições podem ser feitas, até 1º de setembro, no Sigaa, no endereço https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91818448. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail moyses.siqueira@ufrn.br. 

Serviço:

Curso “Gestão em Museus Municipais e Comunitários”

02 de setembro a 18 de novembro

Inscrições até 01 de setembro pelo Sigaa

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91818448

Transmissão pelos canais do Youtube do Museu do Seridó e Museu Câmara Cascudo

youtube.com/museudoseridoufrn

youtube.com/mccufrn