LP Pau de Sebo, do Trio Nordestino

Colunas

Músicas dos padroeiros das festas juninas

Músicas como “São João Xangô Menino”, “Olha pro Céu Meu Amor” e “Boiadeiro”, gravadas por Maria Bethânia, exaltam os santos do mês

16 de junho de 2022

Costa junior

Tradicionalmente os festejos juninos começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João, encerrando no dia 29 de junho, com o dia de São Pedro. Muitos cantores aproveitam o período junino e lançam músicas que ressaltam os três padroeiros destas festas. Alguns grupos tradicionais de forró colocam o padroeiro São Joao com o principal em suas canções. Mas, outros cantores, até os que não são deste tipo de gênero musical, aproveitam este período junino e lançam músicas ligado a essa cultura, destacando também os outros padroeiros destas festas.

Uma das músicas que lembra bem a tradicional festa junina está no disco Pau de Sebo de 1968, com o grupo de forró Trio Nordestino. Na letra da canção “Brincadeira na Fogueira” retrata as tradições deste período.

“Tem tanta fogueira/Tem tanto balão/ Tem tanta brincadeira/todo mundo no terreiro faz adivinhação/meu são João, eu não /meu são João, eu não/ eu não tenho alegria/Só porque não vem/ Só porque não vem /quem tanto eu queria.../ Danei a faca no tronco da bananeira/ não gostei da brincadeira/ Santo Antônio enganou/ Sai correndo lá pra beira da fogueira/ vê meu rosto na bacia/ a água se derramou.”
 

Maria Bethânia no “DVD Brasileirinho”, lançado em 2003, destaca canções que exaltam os santos padroeiros destas festas tradicionais juninas. Músicas como “São João Xangô Menino”, “Olha pro Céu Meu Amor”, “São João do Carneirinho” e “Boiadeiro”, canção conhecida na voz de Luiz Gonzaga. Neste trabalho, que conta com participações de outros cantores, ela também faz a sua devoção pelo Santo Antônio, nascido em Portugal, que é um dos padroeiros das festas juninas.  “Que seria de mim meu Deus/ sem a fé em Antônio, /a luz desceu do céu/ clareando o encanto/ a espada espelhada em Deus/ viva, viva meu Santo....” 

As tradicionais festas comemoradas neste período estão bem retratadas em diversas canções. O grupo musical “Os Canários do Rei” em 2020 lançou um disco com a música “Rancheira”, composição de Gereba Barreto / Tuzé De Abreu.

A canção destaca os versos que falam tudo sobre as características dos arrasta-pés e faz menção ao mestre Luiz Gonzaga:

“Vamos lá 1, 2, 3,Rancheira 1, 2, 3/,É 1, é 2, é 3, é 1, é 2, é 3,./ é 1, 2/ O forró já começou/bota o disco de Luiz/chegue mais perto pro meu abraço/ vamos esquentar/ balançar, se mexer/ acender a fogueira,/ dançar nossa maneira/, aprender/ bater pé/ sacodir a roseira/ rala bucho até o sol raiar ...”

           
 O cantor Elino Julião, nascido em Timbaúba dos Batistas, município localizado na região do Seridó, fez bastante sucesso com as canções “Rabo do Jumento”, “Forró da Coréia”, “Xodó do Motorista”, “Cofrinho de Amor” e muitas outras. Mas, é no disco “Pau de Sebo”, de 1968, onde ele faz homenagem ao seu padroeiro favorito, com a canção “São João Alegre”:

“laralá Cantando esta canção/avisa ao pessoal de casa/ que eu vou mandar brasa/noite de São João.... /Eu vou amanhecer o dia/ na festa do Senhor São João/eu gosto de arrasta-pé/quando tem mulher dentro do salão...” 

São muitas músicas, independente do gênero, que retratam os santos padroeiros e a cultura destas festas, bastante populares em nosso país.  

A cantora Gal Costa, em 1981, lança um disco que leva seu nome e que fez muito sucesso na época. Ela canta ”Festa do Interior”, composta por Moraes Moreira e Abel Silva, em que destaca os costumes comuns das festas juninas e usam dessa linguagem para abordar outras questões políticas da época.

”Fagulhas, pontas de agulhas/brilham estrelas de São João/babados, xotes e xaxados/segura as pontas/ meu coração .... Ardia aquela fogueira que me esquentava/ a vida inteira/ eterna noite/sempre a primeira/Festa do Interior..”


Já o cantor e compositor Jorge Ben Jor, que possui um estilo eclético e singular, além de autor de muitas músicas de sucessos, no disco de 1978 com o título “A Banda do Zé Pretinho”, tem a canção que homenageia São Pedro. A música "Viva São Pedro" diz nos primeiros versos a definição desta data importante.

“Dia 29 de junho/ É dia de São Pedro/Salve, salve São Pedro/Pescador da Galiléia/ Salve, salve São Pedro/ Amigo de Thiago e João/ salve, salve São Pedro/ O porteiro do céu/Lá lá lá lá lá lá/viva  a São Pedro...” 

Em 1999, a banda cearense Mastruz com Leite regrava o sucesso dos anos 60 “Antônio, Pedro e João”, de Oswaldo Santiago e Benedito Lacerda, que junta os três padroeiros.

“Com a filha de João/ Antônio ia se casar/mas Pedro fugiu com a noiva/ na hora de  ir pro altar/ a fogueira está queimando/ e um balão está subindo/Antônio estava chorando/ e Pedro estava fugindo/ e no fim dessa história/ ao apagar-se a fogueira/ João consolava Antônio/ que caiu na bebedeira”.

 A banda gravou ainda, “São João na Terra” e “São João do Carneirinho” de Luiz Gonzaga em parceria com Guio De Morais.

Não só as músicas que falam dos padroeiros fazem sucesso até hoje. Há outras que não cita nenhum santo, mas são bastante tocadas neste período. Um exemplo, é a canção  "Esperando na Janela"  do sanfoneiro, cantor e compositor Targino Gondim, em parceria com Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeon, lançada em 1999 em álbum independente.

Incorporada à trilha sonora do filme “Eu, Tu, Eles” , de 2000, na voz de Gilberto Gil, fez muito sucesso principalmente no período junino. Nando Cordel cantou essa canção no show “São João do Recife” em 2019 no Sitio Trindade. Em 2001 Targino Gondim, venceu o Grammy Latino como "Melhor Música Brasileira” e em 2004 foi a  mais executada no Brasil naquele ano.


*Formado na UFRN, é pesquisador cultural e atuou como repórter na imprensa potiguar e acreana, além de ser editor por várias décadas do Jornal Zona Sul, que circulava em Ponta Negra e Capim Macio.
Contato : juniorcosta43@gmail.com