Ana Morena é uma das fundadoras do Festival DoSol e da banda Camarones. Foto: Giovana Rego

Agenda Cultural

Musicista e produtora do RN, Ana Morena assume presidência da Abrafin

Entidade nacional criada em 2005 representa mais de 100 festivais filiados

21 de junho de 2021

A Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) elegeu uma nova diretoria para o biênio 2021-2023, e será capitaneada por duas mulheres, Ana Morena Tavares na presidência e Sara Loiola na vice-presidência. 

A entidade, que existe desde 2005, retomou o trabalho no começo de 2020 pela necessidade de fortalecer uma das atividades culturais mais afetadas pela pandemia que são os festivais de música do país.  “Uma entidade com mais de 100 festivais de diferentes tamanhos, histórias e localidades precisa ter representatividade na sua diretoria. Conseguimos formar um grupo amplo, plural, capilarizado e bem diverso. Acho que esse é o nosso maior desafio nos próximos dois anos, equilibrar representatividade e ação”, diz a Ana Morena. 

Retomada

A Abrafin tem em mente o estudo para a retomada presencial dos festivais de modo seguro e o apoio aos filiados através do fortalecimento e criação de políticas públicas direcionadas ao setor que evidenciem a diversidade das produções independentes no Brasil. 

Ana Morena é produtora cultural, curadora e musicista. Também é sócia e idealizadora do Combo Cultural DoSol, que em 2021 completa 20 anos e envolve selo, estúdio, produtora de vídeo e festival. Entre seus principais projetos, estão o Festival DoSol, o Pôr do Som, o Natal Instrumental e a Incubadora DoSol.  Também é uma das fundadoras da Banda Camarones.