Projeto é executado pela Secretaria de Esporte de Natal e acompanhado pela Associação de Skateboard

Agenda Cultural

Natal irá ganhar Skate Park em praça de Ponta Negra

Orçada em R$ 223,7 mil novo espaço para prática esportiva tem prazo estimado em 3 meses o para conclusão da obra

10 de novembro de 2020

A história do skate em Natal vai ganhar um novo capítulo com a construção de um Skate Park na Praça Henrique Carloni, conhecida como Praça do Disco Voador, em Ponta Negra. A obra está sendo executada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) a partir emenda parlamentar proposta da vereadora Julia Arruda e execução da prefeitura de Natal. 

A obra abrange a construção de dois obstáculos: uma Funbox e uma rampa do tipo Quarter. Natal era uma das poucas capitais a não ter uma pista de skate profissional. O projeto terá grande impacto para cena local, acredita presidente da Associação Potiguar de Skate, Franklin Medeiros. De acordo com o Secretário Claudio Porpino, será uma obra que vai estimular a prática de esportes radicais. "Um sonho realizado por muitos e agora iniciado", comentou em sua rede social. A vereadora Júlia Arruda, de quem partiu a iniciativa da emenda parlamentar, destaca que a construção de uma pista pública era um pleito antigo do segmento. "E esperamos que essa seja a primeira de muitas ações que possam fomentar, não só a prática do skate em Natal, mas também de outras modalidades que igualmente carecem de mais investimento e atenção do Poder Público", conclui a vereadora.

Recém incluído no rol de esportes olímpicos, o Skateboard foi também uma das modalidades que cresceram durante a pandemia. "Apesar disso, Natal é a única capital do Nordeste que não tem uma pista de skate pública. E a expectativa agora com a pista do Disco, que já é um espaço bastante frequentado pelos skatistas, é que haja um aumento considerável no número de praticantes", explica Claudionor Gomes, presidente da Associação de Skate Norte Riograndense e da Federação Norteriograndense de Skateboard.

A obra está orçada em R$ 223,7 mil e compreende a demolição dos antigos obstáculos, adequação do piso, construção dos novos equipamentos e pintura. Tudo acompanhado de perto, também, pela Associação Potiguar de Skate (APS). "Participei de toda a concepção do projeto da pista do Disco, que vai trazer um impacto muito bacana para a cena local do skateboard. A ideia é projetar ainda mais o esporte aqui e, assim, estimular a criação de escolinhas, campeonatos e outras ações", comenta Franklin Medeiros, presidente da APS.  

Serão construídos dois obstáculos tradicionais no esporte: uma Funbox e uma rampa do tipo Quarter. A primeira é formada por duas rampas com 2m de comprimento por 4m de largura, e um tubo de aço galvanizado que passa no centro delas; e a segunda, é uma rampa de frente única com 2,85m de comprimento e 3,80m de largura. A expectativa é que tudo fique pronto num prazo de 3 meses.

 

fonte: Release