Comiter gestor tem como foco cuidar das áreas costeiras da capital. Foto Semurb
Agenda Cultural
Visita técnica em toda orla tem o objetivo de entender a dinâmica costeira, seus conflitos e potencialidades das áreas banhadas pelo mar
20 de abril de 2022
O grupo percorreu da Redinha até o Morro do Careca, com paradas no Mercado da Redinha, na área próxima ao Forte dos Reis Magos, Ponta do Morcego, no Relógio do Sol - praia de Miami, no vale das cascatas - Via Costeira e por fim, Morro do Careca. Durante a visita técnica foi observado pelos técnicos os aspectos culturais, sociais, econômicos, quem são os atores, os principais conflitos e as potencialidades de cada local visitado.
Todas essas informações serão tabuladas para ajudar no aprimoramento do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), que foi elaborado pela Semurb e também servirá de base para o programa Brasil essa é Nossa Praia, do Ministério do Turismo. Natal foi uma das nove cidades selecionadas a serem beneficiadas com o programa, que é uma ação de planejamento, de ocupação responsável do território em beneficio do turismo e da comunidade local.
Para a secretária adjunta da Semurb, Eudja Mafaldo esta é uma etapa importante porque os técnicos observam os problemas e as potencialidades de cada ponto da nossa orla, o que deverá contribuir na proposição de novos projetos. “Paralelo a isso, estamos fazendo análise de suporte das praias de Miami e do Meio visando melhorar o uso tanto de comerciantes como de banhistas”, ressalta ela.
Para ajudar nessa gestão, a Prefeitura de Natal, em 11 de março, publicou o Decreto n.º 12.454, que estabelece a composição do Comitê Gestor da Orla de Natal. Um órgão colegiado paritário, composto por 18 membros titulares, pertencentes a 09 instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal e 09 representações da sociedade civil organizada, que tem a função de articular, deliberar, divulgar, discutir, acompanhar, monitorar, fiscalizar a avaliar o andamento do projeto Orla.
Natal também assinou recentemente o Termo de Adesão à Gestão de Praias (TAGP) junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), cuja secretaria responsável pela coordenação do contrato é a secretaria de Turismo (Setur/ Natal) será a responsável, com o auxílio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O termo de adesão tem durabilidade de 20 anos e pode ser prorrogado por igual período.
O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima – Projeto Orla, instituído em 2010, é uma ação inovadora no âmbito do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio de sua Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos, e pela Secretaria do Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, buscando contribuir, em escala nacional, para a aplicação de diretrizes gerais de disciplinamento de uso e ocupação de um espaço que constitui a sustentação natural e econômica da zona costeira, a Orla Marítima.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022