Meio ambiente no contexto urbano é tema de evento em Natal. Foto: Ministério do Turismo
Agenda Cultural
Programação começa com o II Encontro Regional ICLEI Nordeste: Cidades, Clima e Natureza, que vai acontecer de 12 a 15 de abril
20 de março de 2023
Natal recebe no próximo mês de abril, uma vasta programação com importantes eventos sobre temáticas ambientais, sobretudo, mudanças climáticas. Serão simpósios, conferências e encontros com palestras, visitas técnicas e capacitações, que vão fomentar as discussões sobre sustentabilidade na capital potiguar.
A programação começa com o II Encontro Regional ICLEI Nordeste: Cidades, Clima e Natureza, que vai acontecer de 12 a 15 de abril, com abertura no Parque da Cidade. O evento coordenado pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) será exclusivo para inscritos, e deve contar com a participação de 21 membros da região Nordeste, entre cidades e estados.
Na mesma semana, de 13 a 15 de abril, também acontece na cidade, a 1ª Conferência Potiguar do Clima (COP RN). O evento é aberto para o público geral e visa estimular nos municípios potiguares alternativas climaticamente sustentáveis. A expectativa é de receber representantes de cada um dos 167 municípios do Estado.
A COP RN é coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Prefeitura do Natal, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Câmara Municipal de Natal , Assembleia Legislativa do RN, Tribunal de Justiça do RN, Ministério Público do RN e Projeto Arboriza Natal.
Também no período, de 11 a 14 de abril, ocorre o Simpósio “Clima e Meio Ambiente no Contexto Urbano: Um Desafio de Governança Multinível”, que faz parte do Projeto Klimapólis, desenvolvido em São Paulo e no Rio Grande do Norte.
O Simpósio contará com a participação da Universidade Mackenzie (SP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), instituições alemãs, representantes de setores públicos de Natal e do Estado, organizações não governamentais e legisladores.
E pretende abrir o debate entre os pesquisadores da área com os atores envolvidos na gestão pública e com representantes da sociedade. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita participa como palestrante do simpósio.
Para Thiago Mesquita, a importância desses eventos em Natal, além de deixar em evidência o Município em nível regional e nacional, é trazer uma discussão técnica e qualificada com foco no nosso território.
E destaca também sobre a necessidade da mudança de hábitos contemporâneos e o trabalho conjunto com as políticas públicas, para que ocorra de forma efetiva a diminuição do agravamento dos impactos das mudanças climáticas.
“A concentração de gases de efeito estufa potencializa o efeito estufa natural, com consequências em todo o meio ambiente. A geração de resíduos, alto consumo de energia e utilização de recursos naturais piora os efeitos negativos das mudanças climáticas. Sendo cidadãos e consumidores mais conscientes é possível frear os impactos negativos”, diz Mesquita.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022