“Modais", de Nícolas de Sousa
Agenda Cultural
“Modais", de Nicolas de Sousa, é um dos premiados da 16ª edição do Festival Anim!Arte, ao lado de animações da Eslováquia, dos Estados Unidos
14 de junho de 2021
O curta-metragem de animação “Modais”, do natalense Nicolas de Souza, está entre as quatro animações brasileiras que conquistaram a 16ª edição do Festival Anim!Arte. A cerimônia de premiação aconteceu no domingo (13). Nicolas foi contemplado como melhor animação na categoria Estudantes Brasileiros Maxi. Também foram premiados Òpárá de Òsún: quando tudo nasce, de Pâmela Pelegrino, na categoria Filme Ambiental pelo júri oficial. Maria Quitéria Honra e Glória, de Antonio Jesus da Silva; e Baiacu, de Luíza Ishikawa. O grupo musical Sambalangandã participou da cerimônia.
A equipe de jurados também concedeu menção honrosa para o também brasileiro Nana e Nilo - Dia de Sol e Chuva, de Sandro Lopes; para o argentino El Árbol ya fue Plantado, de Irene Blei e para o britânico Rhino, dirigido por Bethany Powell. O júri online consagrou o peruano Ana Y El Covid-19: Pequeñas Historias, de Paula Chávez e Carolina Paullo.
O vencedor segundo o júri oficial na sessão Culturas do Mundo foi o mexicano El Desfile de Los Ausentes, de Marcos Almada, que também concedeu as menções honrosas para Oríkì, de Pâmela Peregrino (Brasil); Tobi and the Turbobus, de Verena Fels e Marc Angele (codireção de Alemanha e Suíça) e Mofyah - Dada Yute, de Vinicius Kahan e Marco Souza (Brasil). Segundo o júri online o melhor filme foi para o também brasileiro Maria Quitéria Honra e Glória, de Antonio Jesus da Silva. Na votação popular o paulistano Baiacu, de Luíza Ishikawa, foi o vencedor.
A edição será estendida até 25 de junho na plataforma Kinow (https://animarte.kinow.tv). Até agora mais de 700 pessoas de 40 países já participaram do evento este ano. Além de todas as animações, será criada uma sessão destacando os filmes vencedores.
O 16° Festival Anim!Arte é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pela Escola Parque, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, com o apoio de Kinow, Freeway Film, Festhome e Núcleo i Inteligência Criativa.
O Festival Anim!Arte foi criado em 2001 e há 20 anos vem realizando mostras de filmes feitos por estudantes e para os estudantes. Nas últimas edições, o festival recebeu mais de 3000 inscrições e apresentou para o seu público uma seleção de curtas-metragens de animação, muitas vezes inéditos no Brasil e na América do Sul. No ano de 2019 o evento contou com mais de 4000 espectadores em 11 dias de evento. O Anim!Arte foi o primeiro festival audiovisual da América Latina a integrar o Youth Cinema Network, a mais importante rede internacional de festivais de cinema juvenil.
Confira a programação completa em: https://animarte.kinow.tv
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022