“Modais", de Nícolas de Sousa

Agenda Cultural

Natalense é um dos premiados de festival internacional de animação

“Modais", de Nicolas de Sousa, é um dos premiados da 16ª edição do Festival Anim!Arte, ao lado de animações da Eslováquia, dos Estados Unidos

14 de junho de 2021

O curta-metragem de animação “Modais”, do natalense Nicolas de Souza, está entre as quatro animações brasileiras que conquistaram a 16ª edição do Festival Anim!Arte. A cerimônia de premiação aconteceu no domingo (13). Nicolas foi contemplado como melhor animação na categoria Estudantes Brasileiros Maxi. Também foram premiados Òpárá de Òsún: quando tudo nasce, de Pâmela Pelegrino, na categoria Filme Ambiental pelo júri oficial. Maria Quitéria Honra e Glória, de Antonio Jesus da Silva; e Baiacu, de Luíza Ishikawa. O grupo musical Sambalangandã participou da cerimônia. 

A equipe de jurados também concedeu menção honrosa para o também brasileiro Nana e Nilo - Dia de Sol e Chuva, de Sandro Lopes; para o argentino El Árbol ya fue Plantado, de Irene Blei e para o britânico Rhino, dirigido por Bethany Powell. O júri online consagrou o peruano Ana Y El Covid-19: Pequeñas Historias, de Paula Chávez e Carolina Paullo. 

O vencedor segundo o júri oficial na sessão Culturas do Mundo foi o mexicano El Desfile de Los Ausentes, de Marcos Almada, que também concedeu as menções honrosas para Oríkì, de Pâmela Peregrino (Brasil); Tobi and the Turbobus, de Verena Fels e Marc Angele (codireção de Alemanha e Suíça) e Mofyah - Dada Yute, de Vinicius Kahan e Marco Souza (Brasil). Segundo o júri online o melhor filme foi para o também brasileiro Maria Quitéria Honra e Glória, de Antonio Jesus da Silva. Na votação popular o paulistano Baiacu, de Luíza Ishikawa, foi o vencedor. 

 A edição será estendida até 25 de junho na plataforma Kinow (https://animarte.kinow.tv). Até agora mais de 700 pessoas de 40 países já participaram do evento este ano. Além de todas as animações, será criada uma sessão destacando os filmes vencedores.  

O 16° Festival Anim!Arte é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pela Escola Parque, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, com o apoio de Kinow,  Freeway Film, Festhome e Núcleo i Inteligência Criativa.  

 O Festival Anim!Arte foi criado em 2001 e há 20 anos vem realizando mostras de filmes feitos por estudantes e para os estudantes. Nas últimas edições, o festival recebeu mais de 3000 inscrições e apresentou para o seu público uma seleção de curtas-metragens de animação, muitas vezes inéditos no Brasil e na América do Sul. No ano de 2019 o evento contou com mais de 4000 espectadores em 11 dias de evento. O Anim!Arte foi o primeiro festival audiovisual da América Latina a integrar o Youth Cinema Network, a mais importante rede internacional de festivais de cinema juvenil.  

Confira a programação completa em: https://animarte.kinow.tv