Luísa Nascim e os Alquimistas. Foto: Mylena Sousa

Agenda Cultural

Natalense Luísa e os Alquimistas estará no prestigiado Festival SXSW 2021

Consolidado como uma das maiores vitrines para a música independente no mundo, o festival terá edição on-line este mês

14 de março de 2021

A banda potiguar Luísa e Os Alquimistas tem acumulado boas fases na trajetória. Mas desde “Jaguatirica Print”, o terceiro álbum lançado em 2019, caiu no radar de críticos e festivais. Agora é uma as quatro brasileiras selecionadas para o South by Southwest (SXSW), festival de tecnologia e cultura que reúne atrações de diversos países em Austin, Texas-EUA. Além de Luísa e os Alquimistas, de Natal (RN), integram o time Tuyo, de Curitiba (PR), Jovem Dionisio (RJ) e Dingo Bells, de Porto Alegre (RS). Este último passou por Natal no Festival Mada de 2019.

Por conta da pandemia, o festival será realizado de forma on-line a partir de terça-feira (16) até 20 de março, pelo Youtube e redes do SXSW. Em seu perfil no Instagram, a banda festejou a indicação da curadoria feita pela Agência Flow.Ers, por meio da jornalista Laura Damasceno. “Os Alquimistas são a única banda da região Nordeste a participar do evento e apresentar seu showcase na edição deste ano”, reforçam.

A música de Luísa e Os Alquimistas pode ser acompanhada nos discos “Cobra Coral”, “Vekanandra” e “Jaguatarica Print”, este último lançado pelo selo Natura Musical. Os Alquimistas trazem uma mistura azeitada de sonoridades de batidão eletrônico, bastante presente na recente musica popular nordestina: brega-funk, piseiro, arrocha e batidão romântico, com experimentos sonoros eletrônicos e ritmos latinos, que já fazem parte da identidade da banda. Somente a versão piseiro de "Cadernim", com participação de Potyguara Bardo, lançada há poucos meses, já tem 242.035 visualizações.