Thiago Cóstackz faz recorte entre Amazônia e Groelândia, com depoimentos e performances

Agenda Cultural

Natalense participa da Mostra da Cinemateca Brasileira para diretores estreantes

Thiago Cóstackz estreia seu longa "A Terra de Frente", que discute crise climática por meio de depoimentos e performances

25 de julho de 2022

Cinthia Lopes

O artista e performer norte-rio-grandense Thiago Cóstackz é um dos convidados da Mostra Cinemateca Brasileira “Meu Primeiro Longa”, que reúne 14 filmes de diretores estreantes. O potiguar participa com seu filme “A Terra de Frente”. A exibição acontecerá dia 28 de julho e o diretor participa de debate com outros realizadores, no dia 30. Gratuito, o evento tem o objetivo de difundir novos conteúdos audiovisuais e também de ajudar no surgimento de novos talentos. “É uma honra estarmos nesse templo que é guardião dos tesouros do cinema nacional”, comentou Thiago, que está radicado em São Paulo há mais de dez anos. “A Terra de Frente'' discute a emergência da crise climática global a partir de depoimentos, performances e entrevistas.

A mostra, que estreou no último dia 21 e prossegue até dia 30, surge da percepção de que diretores emergentes não tiveram a devida visibilidade perante o público e que os espaços de exibição ficaram reduzidos por causa da pandemia de Covid-19. Com esse projeto, a Cinemateca destaca a preocupação em difundir novos conteúdos audiovisuais e dar oportunidades a novas vozes do cinema. Segundo os organizadores, alguns filmes que estão na mostra até foram exibidos em festivais de cinema e ficaram em cartaz, mas também foram prejudicados pela baixa frequência das salas durante a pandemia.

Os ingressos para a mostra são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes de cada sessão. A exibição será na Sala Grande Otelo, que tem capacidade para 210 lugares e quatro assentos para cadeirantes. A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, no bairro Vila Mariana, em SP. Vinculada à Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, a Cinemateca Brasileira é gerida pela organização social Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962.

Confira trailer:

 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=v6vtUnJTjhA&feature=emb_logo

 

Ficha Técnica de A Terra de Frente

Créditos:
Direção geral, pesquisa e realização: Thiago Cóstackz
Edição e Finalização: Fernando Vitolo / Younik
Narração: Thiago Cóstackz
Trilha sonora original: C2H – Cóstackz and Hjörvar
Produção Executiva: IDEOgraph / Felipe Haurelhuk
Produção geral: Ana Gabriela Cóstackz e Felipe Cavalheiro
Edição de Imagens: Fernando Vitolo, Juscelino Brasílio Gonzalis e Tatiane Santos
Revisão de língua portuguesa, tradução e legenda de língua inglesa: Arara Xestal
Revisor de língua inglesa: Allan Vidigal
Cinegrafistas das imagens da Expedição: Thiago Cóstackz e Equipe S.O.S Terra
Cinegrafista cenas complementares em São Paulo: Fernando Vitolo
Assessoria jurídica: Renato Valença e Ana Maria Pardini