Documentário traz trechos de entrevistas de Gabriel Garcia Márquez em vários momentos da vida

Agenda Cultural

Netflix estreia documentário sobre Gabriel García Márquez

Gabo: A Criação de Gabriel García Márquez conta a trajetória do autor de Cem Anos de Solidão

11 de janeiro de 2021

Enquanto o mundo aguarda a adaptação de Cem Anos de Solidão, obra prima do autor colombiano Gabriel Garcia Márquez, chega à Neflix o documentário Gabo: A Criação de Gabriel García Márquez , no qual amigos, colegas e admiradores do escritor e jornalista contam histórias da influente vida literária, política e pessoal do escritor vencedor do prêmio Nobel. Com direção de Justin Webster , Gabo acompanha a história do menino nascido na pobreza de um lugarejo colombiano e que se torna um gênio da literatura.

Garcia Márquez nasceu em 1927, em Aracataca, o mais velho de 11 irmãos. Foi criado pelos avós, devido às dificuldades financeiras dos pais. Gabo cresceu ouvindo as histórias de guerra do avô e as narrativas místicas da avó. Esses relatos formam as fontes de construção de seu romance mais famoso, Cem Anos de Solidão. E de outros livros também, como Ninguém Escreve ao Coronel.

Se o realismo fantástico define Cem Anos de Solidão, em que a Aracataca dos avós se transforma na mítica Macondo, a realidade comparece com mais força quando Gabo deseja falar de seus pais. É assim no comovente O Amor nos Tempos do Cólera.

"Quando falo do amor entre os dois, não há nenhuma ficção. Eu procuro apenas descrever os fatos como eles se passaram e como eles mesmos me contaram, depois de muita hesitação", diz o escritor em uma das inúmeras entrevistas incluídas no filme.

Adaptações

Em recente entrevista durante o 8º Festival Gabo, evento de jornalistas que teve edição virtual em dezembro, o diretor executivo da série Cem Anos de Solidão, o cineasta Rodrigo García, um dos filhos do escritor, declarou que a adaptação terá em média 3 temporadas, “cerca de vinte horas distribuídas em três temporadas”. A obra-prima do ganhador do prêmio Nobel Gabriel García Márquez chega às telas pela primeira vez, com produção executiva de seus filhos, Rodrigo e Gonzalo.

Está não será a única obra do Nobel que está sendo adaptada para o formato série. O próprio Rodrigo está acompanhando a versão de Notícia de um Sequestro para a Amazon Prime. Dirigida pelo chileno Andrés Wood, a série também tem um elenco internacional e roteiristas colombianos. Uma delas, Nubia Barreto, ajudou o Nobel durante a pesquisa do livro que, em forma de reportagem, narra o sequestro de proeminentes figuras da política colombiana durante a época do narcoterrorismo.

Com informações do jornal Estadão e Revista Veja