Thiago Medeiros festeja sua trajetória ao lado de parceiros e leitores

É Típico!

Noite de celebração do poeta Thiago Medeiros terá lançamento de livro, sarau e show

Poeta, autor e produtor cultural comemora 15 anos de trajetória artística e lança edição de “Quanto Mar Cabe no Sal da Lágrima”

08 de setembro de 2022

Cinthia Lopes

Thiago Medeiros é um artista que abriga muitas facetas da palavra. Seja como poeta, autor teatral, quando vive um personagem no palco ou até mesmo quando assume o papel de produtor. A poesia está sempre lá. Em 2022 ele completa 15 anos de carreira em meio a quatro livros publicados, mais de 15 produções teatrais entre atuação, direção, dramaturgia e produção, além de projetos reconhecidos como o "Insurgências Poéticas". Sua peça “João e Eu só queria ver os pássaros” inspirou um curta-metragem do pernambucano Sihan Felix, e o bairro do Alecrim, onde cresceu, virou poesia e texto teatral. Há seis anos condensou todas as linguagens no sarau que ganhou o mundo. Agora, Thiago nos traz versos que desaguam na saudade e na esperança em novo livro “Quanto Mar Cabe no Sal da Lágrima''. A obra ganha uma edição especial e lançamento presencial nesta sexta-feira (9), 18h30, no no Seburubu. Na programação, além do lançamento do livro, estão previstas conversa com o editor do livro Aluísio Azevedo, o Sarau Insurgências Poéticas, exposição de Rita Machado e Creeaty e show da cantora Valéria Oliveira. Momento para celebrar, agradecer e abraçar.

“Quanto Mar Cabe no Sal da Lágrima” é também a celebração aos 15 anos de dedicação à produção artística do poeta, ator e produtor potiguar. O livro foi lançado em janeiro de 2021, mas agora ganhou edição especial com revisão do autor. A publicação tem direção de arte de Rita Machado, capa de Creety, parceiros de longa data do poeta. A realização é da Unilivreira, em parceria com o Selo Independente Insurgências Poéticas e Giro Selo Editorial.

O livro foi construído durante a parte mais delicada da pandemia da Covid-19, momento em que o autor perdeu sua mãe. Desse exílio emocional, os poemas tem um tom mais intimista, escrevendo sobre saudade e esperança, como o poema que encerra o livro “há uma pátria a ser libertada e é pelo amor que venceremos”. Além de poemas inéditos, traz poemas escolhidos pelo autor dos títulos anteriores: “Ardência”, 2021; “Meio-Dia”, 2018 e “Para Eu Parar de Me Doer”, 2016.

Arte de Rita Machado

PRODUÇÃO

Thiago Medeiros iniciou sua trajetória artística em 2007, no projeto social Arte Ação, desenvolvido pela Casa da Ribeira, na escola em que o autor estudava à época, o Atheneu Norte-Rio-Grandense. Foi no palco da Casa que o ator estreou junto com mais
30 jovens de escolas públicas no espetáculo “Uma História de Lenços e Ventos” do dramaturgo argentino Ilo Krugli. Participando ainda de cinco produções junto com o grupo de teatro da Casa da Ribeira.

Em 2010, criou o seu grupo de teatro “Para Eu Parar de Me Doer”, realizando espetáculos teatrais com foco na dramaturgia poética, entre eles, “Memórias do Alecrim”, em 2015 e “João ou Eu Só queria ver os Pássaros”, em 2016; ano em que criou junto com outros artistas o Sarau, Coletivo Artístico e Selo Editorial Independente "Insurgências Poéticas". 

Autor dos títulos “Para Eu Parar de Me Doer” (Caravela Selo Cultural); “Meio-Dia” (Selo Insurgências Poéticas/2018), a edição contou ainda com poemas de autores que ainda não haviam publicado em livro, tais como Gessyka Santos, Canniggia Carvalho e Felipe Nunes; “Ardência” (Selo Insurgências Poéticas/Giro Selo Editorial 2020), “Quanto Mar Cabe no Sal da Lágrima” (Selo Insurgências Poéticas/Giro/Unilivreira 2022).

Além de zines e participação em antologias poéticas regionais e nacionais. Em 15 anos de trajetória ininterrupta, Thiago Medeiros participou dos principais festivais de arte da cidade e do estado, além de representar o RN em eventos importantes para a produção artística como a 29ª bienal de arte de São Paulo (2010).

Serviço:
Lançamento do livro de poemas “Quanto Mar Cabe no Sal da Lágrima”, de Thiago
Medeiros. Sexta, 09 de setembro, às 18h00, no Seburubu (Av. Deodoro da Fonseca, 307
- Cidade Alta). Contato: (84) 99850-0524