Transferência do Marco de Touros do Forte para o Museu contou com apoio do Iphan e UFRN

É Típico!

Marco de Touros é transferido para instituição Federal

Monumento que é patrimônio histórico do RN vai ficar sob a guarda do Museu Câmara Cascudo e deve ganhar exposição

28 de janeiro de 2021

Mais antigo monumento oficial de posse do Brasil, o Marco de Touros tem em seus 520 anos de história um novo capítulo. O artefato de pedra que estava sob guarda do Governo do Estado no Forte dos Reis Magos, foi transferido para o Museu Câmara Cascudo (MCC) através de uma parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O MCC disponibilizou uma sala para limpeza, restaurado e exposição à população. Desde 2018, o público não tinha acesso ao patrimônio, que estava abrigado no Forte dos Reis Magos e que está fechado para reformas.

A transferência envolveu dezenas de profissionais do MCC, IPHAN, além do setor de transportes da UFRN e da empresa de engenharia responsável pela reforma do Forte dos Reis Magos. O marco de pedra foi embalado e revestido com isopor EPS e foi colocado em uma caixa de madeira especialmente construída com travas para impedir a movimentação do material durante o transporte. Todo o processo seguiu as regras definidas pelo IPHAN para garantir a integridade do monumento histórico.

Embora o MCC seja uma instituição federal, o monumento é um patrimônio do território do Rio Grande do Norte e permanecerá aqui no Estado.

A sala do MCC foi preparada especificamente para abrigar todo o trabalho de manutenção do monumento, além de uma exposição arqueológica. A ideia, segundo o diretor do museu, é que os visitantes possam acompanhar esse trabalho de perto. “É uma atração para o público, assim como acontece em grandes museus, onde o público pode acompanhar o processo de restauração de obras importantes”, explica Everardo Ramos, diretor do Museu Câmara Cascudo.

O marco de pedra é o monumento histórico mais antigo registrado no estado e teria sido instalado pelos portugueses na costa do Rio Grande do Norte no dia 07 de agosto de 1501 - o que também o tornaria o mais antigo marco da chegada dos portugueses ao país, segundo Luis da Câmara Cascudo. O Marco Quinhentista - como também é conhecido pelos estudiosos - foi tombado pelo processo número 680 em 1962 com o objetivo de perpetuar a memória dos Brasileiros sobre “o primeiro ponto da costa brasileira delimitado pelos portugueses”.

Feito de mármore, o Marco de Touros tem 1,2 metros de altura, 30 centímetros de largura e 20 centímetros de espessura. Na parte da frente, há uma cruz e um escudo em alto relevo. A peça também tem uma marca de fratura e que pode ter sido remendada com argamassa, além de várias marcas de lascas e esfoliações. É que a população da Praia do Marco, então no município de Touros, acreditava que a coluna de pedra tinha propriedades milagrosas e usavam pedaços de mármore para fazer chás milagrosos.

Foi preciso chamar a polícia para que o pesquisador Oswaldo de Souza pudesse tocar no monumento, que depois foi trocado por uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes para ornamentar a capela construída à beira-mar. Para historiadores e turismólogos potiguares, a praia pode ter sido o local da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral às terras do continente americano.

Enquanto não se chegam a respostas definitivas sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, o Marco de Touros pode trazer contribuições importantes para a historiografia nacional e trazer questões importantes sobre a chegada dos portugueses, as navegações e os primeiros contatos entre os europeus e os povos originários do território brasileiro. Esses e outros temas devem ser abordados nos trabalhos de pesquisa que serão realizados no monumento arqueológico a partir de agora.

O professor Abrahão Sanderson Nunes da Silva, do Departamento de Arqueologia do Museu Câmara Cascudo, explica que uma comissão reunindo representantes da UFRN e do IPHAN vai acompanhar todos esses trabalhos. “O Marco foi transferido a partir de uma parceria estabelecida com o IPHAN, que é um dos atores desse processo de transferência e que estará presente nas próximas fases”, afirmou o professor.

Segundo o superintendente do IPHAN no RN, Jorge Cláudio Machado da Silva, o Marco de Touros deve permanecer no museu por longo período.  “O marco é um bem arqueológico, e a legislação preconiza que ele esteja em uma instituição de guarda, como é o MCC”, explicou Silva. O Museu Câmara Cascudo segue fechado por causa das medidas de combate ao coronavírus. Ainda não há prazo para a abertura da exposição.

 

Com texto de Iano Flávio, da Agecom

Fotos: Cícero Oliveira