Metrópolis da Tv Cultura é apresentado por Adriana Couto (foto) e Cunha Jr

Agenda Cultural

O que ver na TV nesta sexta-feira

Arnaldo Antunes está no Conversa com Bial, Metrópolis entrevista Araquém Alcântara e Arte 1 relembra Gerson King Combo

02 de outubro de 2020

Dossiê Olhos de Onça: Araquém Alcântara fala sobre Pantanal e Onças Pintadas
Tv Cultura, 19h40
O Metrópolis apresenta as simbologias e encantos da onça-pintada, o felino predador que representa força e coragem, mas também o equilíbrio do ecossistema, visto que na natureza onde há onças há muita vida. Em um momento em que nosso Pantanal está em chamas e vários desses animais correm perigo, o programa mostra esses aspectos a partir das fotos potentes e atuais de Araquém Alcântara, da simbologia da onça na cultura indígena e pelo viés da literatura. Além de conversar com Araquém Alcântara, um dos mais conhecidos fotógrafos de natureza no país, o programa ouve também o pesquisador Erich Nogueira, que escreveu dois estudos sobre o conto Meu Tio o Iauaretê, de Guimarães Rosa, além de ter publicado o livro Os Sentidos da Voz: Vocalidade em Guimarães Rosa. 
O cantor e compositor Arnaldo Antunes também participa e fala sobre o novo projeto Resiste. Será o primeiro show produzido na própria instituição, e não na casa do artista, mesmo que sem público. 

Memórias do Brasil relembra Gerson King Combo
Canal Arte 1 | 20h30
Considerado um dos principais nomes da música negra brasileira, juntamente com Tim Maia, Hyldon e Cassiano, King Combo comenta sua própria obra e as impressões que as pessoas têm dele. O documentário tem direção de Diogo Oliveira Ano: 2016 Classificação Etária: Livre.

Cinema na TV: O Grande Circo Místico
Canal Brasil | 23h
A tradicional família austríaca Knieps é a dona do Grande Circo Místico. A arena torna-se palco do improvável romance entre o jovem Fred (Rafael Lozano), médico e herdeiro do aristocrata Dr. Frederico (Antonio Fagundes), e a acrobata Beatriz (Bruna Linzmeyer). Após a morte do patriarca, o rapaz pede à Imperatriz (Catherine Mouchet) o comando do picadeiro. Tem início, então, a história de um clã criado à frente de seu respeitável público ao longo de um século, com todas as gerações de artistas das mais diferentes especialidades. O fio condutor da trama, no entanto, não carrega o mesmo sobrenome e responde pelo nome de Celavi (Jesuíta Barbosa), um mestre de cerimônia que não envelhece e repete sua alcunha como o famoso bordão francês c’est la vie – é a vida, em português.

Billie Eilish - Austin City Limits 
Bis Play

O Canal BIS deu início as comemorações de seus 11 anos, com 11 especiais em outubro. A estreia foi com o show inédito da sensação do momento, Billie Eilish, exibido ontem e disponível hoje no Bis Play. A cantora marcou a história como a artista mais nova a receber um Grammy nas quatro principais categorias. Nesse show, ela canta as músicas de seu premiado álbum de estreia, When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, como "bad guy.", "ocean eyes", "when the party is over" e muito mais.

Netflix estreia Bom dia, Verônica

Série brasileira estreou no Netflix, “Bom dia, Verônica” traz Tainá Müller como uma caçadora de bandidos. Enquanto caça um bandido que busca suas vítimas em um site de namoro, a escrivã Verônica encontra uma mulher que sofre abusos e guarda um segredo terrível. Estrelado também por Camila Morgado e Eduardo Moscovis.  

Conversa com Bial recebe Arnaldo Antunes

Globo, 23h

O músico, escritor e artista visual Arnaldo Antunes é o convidado que fecha a semana de entrevistas do ‘Conversa com Bial’. Nesta sexta-feira, dia 2, o entrevistado, que acaba de completar 60 anos, fala sobre a fase atual de sua carreira, em especial sobre o lançamento de seu novo disco. No programa, Arnaldo Antunes também relembra com carinho da época em que era um dos integrantes da banda Titãs. Como tantos brasileiros, Arnaldo Antunes comemorou o seu aniversário em casa, longe de amigos e familiares, por conta da pandemia. Um cenário bem diferente de quando, há 10 anos, ele lançou um disco gravado no terraço de sua casa para celebrar a data. O cantor conta que foi voltando a se conectar com as pessoas aos poucos e que a vontade de comemorar o aniversário surgiu alinhada com o desejo de novo projeto profissional, o lançamento de um disco e uma série de shows virtuais. Amante da música e das palavras, o artista também abre um debate com Pedro Bial sobre a importância de se expressar e conta detalhes sobre o seu livro de poemas ‘Algo Antigo’, que deve ser lançado no começo do ano que vem: “Vários poemas falam do tempo, da questão da memória."

 

“Além das Palavras” faz retrato da poeta reclusa Emily Dickinson

Arte 1, 23h | 23:00

Dirigido por Terence Davies, o filme "Além das Palavras"  faz um retrato de Emily Dickinson, a poetisa que passou quase toda a vida isolada na mansão de seus pais em Massachusetts e só foi reconhecida após sua morte em 1886. País: Bélgica, Reino Unido Diretor: Terence Davies Ano: 2016 Classificação Etária: 12 anos  

 

Minissérie com Jude Law, “The Third Day” está disponível no HBO Go

A temporada de "Verão" de Sam (Jude Law) acabou, em Osea Island. Os episódios iniciais da minissérie original da HBO, “The Third Day”, já disponíveis na HBO GO, mostram três dias na vida de um pai de família íntegro, atormentado por lembranças do passado, especialmente pela perda de um filho. Vivendo em Londres, Sam se vê atraído para esta ilha misteriosa na costa britânica, na tentativa de ajudar uma garota. Em Osea, ele é lançado a uma avalanche de sensações. A alegria de novas experiências e a hospitalidade extraordinária e suspeita dos moradores locais - dispostos a preservar suas tradições a qualquer preço - vão se misturando com sentimentos de angústia, desconfiança e medo. O personagem de Law até tenta deixar a ilha - cuja ligação com o continente fica disponível por poucos minutos ao dia, em função das marés - mas circunstâncias criadas pelo casal Sr. e Sra. Martin (Emily Watson e Paddy Consentine), donos de um pub onde também se hospeda a historiadora americana Jess (Katherine Waterston), fazem com que ele fique mais e mais, postergando seu retorno

 

Mobilidade é o tema do programa Olho no Voto
TV Cultura, 20h45 

Nesta sexta-feira (2/10) na TV Cultura, o De Olho no Voto coloca no centro da discussão um dos principais desafios de gestão municipal da atualidade: a mobilidade urbana. Para que um município avance, é preciso que o transporte funcione bem. Rodrigo Piscitelli convida Vera Magalhães, colunista do Estadão e apresentadora do Roda Viva, e Tiago Dantas, editor-assistente de política do Estadão, para falar sobre o assunto. No Brasil, a frota de automóveis cresceu 400% em 10 anos, segundo pesquisa realizada pela FGV em 2016. Para os prefeitos que assumirão os mandatos em 2021, o maior desafio é fazer com que carros, ônibus, trens e metrôs se integrem de maneira efetiva e sustentável. Na edição inédita, os jornalistas debatem o tema e repercutem as últimas notícias sobre o cenário eleitoral.