Prédio foi sede do governo provinciano até 1902, na antiga rua Tarquínio de Souza, hoje rua Chile

Agenda Cultural

Obra do prédio centenário da Ribeira será entregue em 6 meses

Gerida pela Fundação José Augusto, sede da EDTAM está sendo reformada depois de 21 anos. Empresa terá seis meses para executar a obra

02 de setembro de 2020

Há pelo menos dois anos a Escola de Dança Edtam está alojada no primeiro pavimento do Memorial Câmara Cascudo, na Cidade Alta, enquanto aguarda a conclusão da restauração do icônico prédio de dois andares, localizado na rua Chile, Ribeira. É sede da escola e companhia de dança do estado há mais de 20 anos.

As obras de restauração do prédio da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) foram retomadas esta semana. E após um longo processo de tratativas entre o Governo do Estado, a empresa PS Engenharia LTDA e o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), a retomada foi possível. A empresa terá seis meses para concluir a obra.

Uma das salas de dança do segundo piso da sede da Edtam, que estava há mais de 20 anos sem manutenção. 

O TAG é o primeiro de obras do Governo do Estado e do projeto Governo Cidadão, responsável pela restauração. A necessidade do documento surgiu após a paralisação da obra, em fevereiro de 2019, por abandono da empresa responsável. O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, explica que a retomada foi possível após um processo administrativo de apuração de responsabilidades.

“A empresa pagou multa pela demora na conclusão da reforma e então o TAG pôde ser celebrado. Isso é muito importante porque se trata do primeiro TAG de obras do Governo do Estado. Esperamos que dentro de seis meses a obra seja concluída e possa ser entregue à população”, destacou Mineiro.

Obras da Edtam são retomadas após tratativas entre Estado, a empresa PS Engenharia e o Ministério Público Estadual

A EDTAM está localizada em um prédio histórico, na Ribeira, que segundo os registros, foi sede do governo provinciano no século XIX até 1902, quando entrou em desuso. Nos anos 80, o local virou uma casa noturna de nome Wonder Bar até ser restaurado pelo Estado nos anos 90. Há 30 anos o local é sede da escola pertencente ao governo e após 21 anos sem receber manutenção, o local passa por uma restauração completa.

A complexidade maior do processo se dá porque, como o imóvel é tombado, existem poucas empresas com capacidade técnica para realizar a obra de restauro. A licitação chegou a ser realizada duas vezes, tendo a primeira sido declarada fracassada, e na segunda, a PS Engenharia LTDA foi a única habilitada a executar o contrato.

Sob gestão da Fundação José Augusto (FJA), a EDTAM está sendo reformada pelo projeto Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Turismo, com recursos do Banco Mundial. Estão sendo investidos R$ 1,9 milhões. Mais de 10 mil alunos já passaram pelas salas de aula da escola e tiveram acesso à formação e cultura através do ensino da dança.

“Com a estrutura recuperada, poderemos oferecer um espaço melhor aos nossos alunos e até receber mais bailarinos para estudar”, registra a diretora artística da EDTAM, Wanie Rose.