Prédio foi sede do governo provinciano até 1902, na antiga rua Tarquínio de Souza, hoje rua Chile
Agenda Cultural
Gerida pela Fundação José Augusto, sede da EDTAM está sendo reformada depois de 21 anos. Empresa terá seis meses para executar a obra
02 de setembro de 2020
Há pelo menos dois anos a Escola de Dança Edtam está alojada no primeiro pavimento do Memorial Câmara Cascudo, na Cidade Alta, enquanto aguarda a conclusão da restauração do icônico prédio de dois andares, localizado na rua Chile, Ribeira. É sede da escola e companhia de dança do estado há mais de 20 anos.
As obras de restauração do prédio da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) foram retomadas esta semana. E após um longo processo de tratativas entre o Governo do Estado, a empresa PS Engenharia LTDA e o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), a retomada foi possível. A empresa terá seis meses para concluir a obra.
Uma das salas de dança do segundo piso da sede da Edtam, que estava há mais de 20 anos sem manutenção.
O TAG é o primeiro de obras do Governo do Estado e do projeto Governo Cidadão, responsável pela restauração. A necessidade do documento surgiu após a paralisação da obra, em fevereiro de 2019, por abandono da empresa responsável. O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, explica que a retomada foi possível após um processo administrativo de apuração de responsabilidades.
“A empresa pagou multa pela demora na conclusão da reforma e então o TAG pôde ser celebrado. Isso é muito importante porque se trata do primeiro TAG de obras do Governo do Estado. Esperamos que dentro de seis meses a obra seja concluída e possa ser entregue à população”, destacou Mineiro.
Obras da Edtam são retomadas após tratativas entre Estado, a empresa PS Engenharia e o Ministério Público Estadual
A EDTAM está localizada em um prédio histórico, na Ribeira, que segundo os registros, foi sede do governo provinciano no século XIX até 1902, quando entrou em desuso. Nos anos 80, o local virou uma casa noturna de nome Wonder Bar até ser restaurado pelo Estado nos anos 90. Há 30 anos o local é sede da escola pertencente ao governo e após 21 anos sem receber manutenção, o local passa por uma restauração completa.
A complexidade maior do processo se dá porque, como o imóvel é tombado, existem poucas empresas com capacidade técnica para realizar a obra de restauro. A licitação chegou a ser realizada duas vezes, tendo a primeira sido declarada fracassada, e na segunda, a PS Engenharia LTDA foi a única habilitada a executar o contrato.
Sob gestão da Fundação José Augusto (FJA), a EDTAM está sendo reformada pelo projeto Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Turismo, com recursos do Banco Mundial. Estão sendo investidos R$ 1,9 milhões. Mais de 10 mil alunos já passaram pelas salas de aula da escola e tiveram acesso à formação e cultura através do ensino da dança.
“Com a estrutura recuperada, poderemos oferecer um espaço melhor aos nossos alunos e até receber mais bailarinos para estudar”, registra a diretora artística da EDTAM, Wanie Rose.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022