Bailarinos dançam no salão do primeiro piso da EDTAM ainda em obras. Foto: Cinthia Lopes

Agenda Cultural

Obras da EDTAM são retomadas e FJA anuncia extensão da escola para Caicó

Visita ao prédio da rua Chile, sede da EDTAM, contou com intervenção de bailarinos e participação de secretários de estado e instituições

03 de setembro de 2020

Por Cinthia Lopes

Movendo-se diante dos janelões frontais do prédio centenário da rua Chile, com seus figurinos discretos e os rostos cobertos por máscaras, os bailarinos da escola e companhia de dança do Teatro Alberto Maranhão sentiram um gostinho de retornar ao antigo endereço, sede oficial da EDTAM há mais de 20 anos. Mesmo arrastando as sapatilhas no chão de cimento ainda em obras, o encanto era instantâneo.

Organizada pela Fundação José Augusto para marcar o retorno às obras de restauração do prédio da EDTAM, a intervenção artística com bailarinos da casa aconteceu na tarde desta quinta-feira (3) e contou com a presença de representantes e secretários estaduais das pastas de Turismo, Cultura e Governo Cidadão, além do superintendência do IPHAN no RN, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, a empresa PS Engenharia LTDA e os funcionários da construtora que já estavam trabalhando no local.

 

Bailarina com capacete na escada de acesso a um dos salões. A fachada da EDTAM.

Coube à diretora da escola, a professora e ex-bailarina Wanie Rose, conduzir as autoridades e gestores pelo espaço que daqui a seis meses estará pronto para as aulas e ensaios presenciais.

Alojada desde 2018 no primeiro andar do Memorial Câmara Cascudo, a escola acabou perdendo mais de 50% de alunos. Após a pandemia será um recomeço em muitos os sentidos. "Esperamos a volta com todas as casas abertas, a EDTAM e o Teatro Alberto Maranhão", disse Wanie.

A retomada das obras de recuperação do prédio ocorre após um processo de tratativas entre o Governo do Estado, a empresa PS Engenharia LTDA e o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG). A data firmada para entregar

 o prédio a Escola EDTAM é fevereiro.

Secretários do governo, representantes do IPHAN, TCE, MP e solista da OSRN participaram da solenidade. Foto: Cinthia Lopes

O diretor da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, aproveitou o clima de descontração para anunciar em primeira mão a criação de um núcleo de extensão da EDTAM no município de Caicó. O gestor disse que visitou há alguns dias o Teatro Adjunto Dias que foi recentemente restaurado, na companhia da diretora Wanie Rose, e conheceu uma sala construída para abrigar a modalidade artística, com equipamentos novos que ainda não foram sequer instalados.

“Encontramos a estrutura pronta, os espelhos ainda estão encostados na parede”, comentou o gestor, lembrando que em Caicó há também profissional qualificado para gerir o espaço. “Queremos ver a dança florescer também na região", disse.

Crispiniano Neto informou ainda que após o retorno da Escola de Dança do TAM a sua sede original, o Memorial Câmara Cascudo vai se preparar para receber a exposição de seu patrono, a mesma realizada no Museu da Língua Portuguesa em 2015. A nova mostra já tem o aceno positivo do patrocinador Santa Clara via Lei de Incentivo à Cultura Federal.

Fortaleza

O Secretário de Gestão de Projetos e Articulação Institucional do Rio Grande do Norte, Fernando Mineiro, destacou a importância desse pacto entre as instituições pelo esforço de retomar a obra do prédio e devolvê-lo a escola "que é referência nacional na dança, formando bailarinos e bailarinas de expressão internacional". Mineiro adiantou que a meta agora é destravar as obras da Fortaleza dos Reis Magos. No próximo dia 8 de setembro, haverá uma reunião entre construtora, Fundação José Augusto e Tribunal de Contas do Estado para definir as diligências e retomar a reforma do Forte. 

O atual superintendente do IPHAN no RN, Jorge Claudio Machado, lembrou  do quanto marcante foi a estreia do ballet da EDTAM no Teatro Riachuelo e destacou que o patrimônio vai além das estruturas físicas:“ não adiantam os prédios se eles não puderem estar ocupados pelas pessoas e pela arte. Aqui é a casa da EDTAM, assim como o Teatro Alberto Maranhão é a casa da Orquestra Sinfônica”, disse.

A EDTAM está sendo reformada pelo projeto Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Turismo, com recursos do Banco Mundial. Estão sendo investidos R$ 1,9 milhões. Mais de 10 mil alunos já passaram pelas salas de aula da escola e tiveram acesso à formação e cultura através do ensino da dança.

Quando estava em pleno funcionamento, a EDTAM atendia 500 alunos e funcionava com aulas das 6h da manhã às 18h. A escola possui direção, oito professores, contadora, secretária e cenógrafo. Dois profissionais estão na EDTAM há 35 anos: a professora de alongamento Denise Rovira e o cenógrafo Carlos Sérgio Borges, ambos cedidos da Secretaria de Educação.

A escola está localizada em um prédio histórico, na Ribeira, antiga sede do governo provinciano no século XIX. Após 21 anos sem receber manutenção, o local passa por uma restauração completa. Segundo Wanie Rose, além da acessibilidade com instalação de elevadores, será construído um anexo no local do antigo quintal para a praça de alimentação, além de lojinha.