Se reforma sair, casarão da Rua Chile será sede do Projeto Pra Tu. Foto: Cinthia Lopes
É Típico!
Fruto da parceria entre INCRA e IFRN, futuro espaço vai beneficiar produtos oriundos de assentamentos rurais com foco no turismo gastronômico
15 de novembro de 2022
A Rua Chile, no bairro da Ribeira, é um local da cidade que viu surgir no final do Século XX várias casas noturnas e dois grandes festivais de música, além de ter recebido artistas nacionais e internacionais. O sumiço do público e das atividades culturais tornaram o espaço decadente apesar da beleza dos casarios coloniais. A relação afetiva de parte dos natalenses ajuda a manter a curiosidade viva e basta alguém levantar uma placa já vira notícia nas redes sociais. Em meio as lojas de pescados, o prédio da Edtam, os clubes de Remo e o barracão da Escola de Samba Balanço do Morro, eis que surge em frente ao Terminal Marítimo da Codern a reforma de um imóvel para implantação da futura Central de comercialização de produtos da reforma agrária em Natal, a Pra Tu RN.
O convênio para a obra foi firmado em 2020 entre o Instituto Federal de Educação (IFRN) e o Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), como parte do projeto Produtos da Reforma Agrária para o Turismo (Pra Tu) do Ministério da Agricultura. A obra, entretanto, só foi iniciada recentemente, após a assinatura de ordem de serviço em junho deste ano, pelo atual presidente do Incra Geraldo Melo Filho.
O prédio localizado entre o antigo Blackout Bar e o Bar das Bandeiras, pertence ao próprio Incra. De acordo com informações disponíveis na placa em frente ao imóvel, o valor total da obra é de R $2.707,908,17. Assinam a execução do projeto os engenheiros Alexandre de Freitas e Arthur Kamel de Freitas.
Se a obra for concluída, vai virar lojinha de produtos oriundos dessas famílias assentadas, como queijos, mel, geleias, doces, castanha de caju, farinha, cachaça, verduras, frutas, hortaliças e peças de artesanato. Também consta no projeto uma lanchonete e um auditório.
Segundo informações do portal do IFRN, o convênio foi realizado entre o Campus Natal-Central e conta com o apoio da Funcern, sob a coordenação dos professores Lúcia Lúcio (Coordenadora do Projeto), Melquíades Pereira (Gestão), Marli Tacconi (Processos e Logística), Marcos Aurélio (Finanças) e Carlos Guedes (Construção Civil). É esperar que na transição entre um governo e outro o projeto não fique pelo caminho.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022