Xicajá, cerveja criada para embalar as noites da Casa de Francisca. Foto: Renata Lopes

É Típico!

Onze cervejas que você deveria degustar e quebrar a rotina

A convite deste TL, a chef e sommeliére Renata Lopes seleciona para esta temporada de verão onze cervejas refrescantes e fora do comum

31 de dezembro de 2020

Por Cinthia Lopes

Não é exagero dizer que o Brasil já está produzindo cervejas artesanais tão criativas que chegam ao nível das escolas clássicas mundiais. São cervejas refrescantes, frutadas ao estilo brasileiro. Vale lembrar que já se tem no Brasil o primeiro estilo oficial de cerveja, a Catharina Sour — e ela é frutada e refrescante.

Durante a pandemia as cervejarias artesanais não pararam de produzir e criar, proporcionando aos fãs de boas brejas uma oportunidade de garimpar novidades mesmo durante o isolamento social. A criatividade cruzou fronteiras fornecendo de forma ágil lançamentos em embalagens térmicas (no caso das cervejas frescas não filtradas) e em “growlers” para aquelas tiradas direto do barril.

O TL convidou a chef, sommeliére e professora do Senac RN, Renata Lopes, para comentar algumas cervejas que combinam com a temporada de verão. "São cervejas que valem a pena degustar e sair da mesmice", disse. Quatro são fabricadas por cervejarias do Rio Grande do Norte (Hopmundi, Perversa e Trek Beer) , uma é carioca de Niteroi (Oceânica) e as demais são de São Paulo — Japas, Uxbrew, Trilha, Oca, Dádiva. Confira e deguste:

OISHII Witbier | Cervejaria Japas (SP)

Uma novidade da Japas, cervejaria nipo-brasileira comandada por mulheres descendentes de japoneses, Fernanda Ueno, Maíra Kimura e Yumi Shimada. A OISHI (que significa gostoso, em japonês) traz elementos da tradicional witbier com sementes de coentro, casca de laranja e um toque de gengibre. Super refrescante e versátil.

MILKDROPS Milk Shake IPA | Cervejaria Uxbrew (Itupeva-SP)

Uma cerveja com lactose, maracujá, pêssego e baunilha. Saborosa e refrescante, é como estar tomando um sorvete cremoso que por acaso é uma cerveja. A Milk Drops Pêssego e Maracujá possui uma bela coloração amarela turva, 5.9% de teor alcoólico e amargor moderado e marcantes aromas dos ingredientes.

NOUGATINE | Hopmundi (RN)

A cervejaria potiguar está se destacando dentre as brasileiras por apresentar cervejas autorais de alto padrão. A Nougatine American IPA com Chocolate Belga é o destaque do TL. Uma cerveja que combina um especial aroma de cacau, nuts e chocolate ao leite com notas cítricas e frutadas do tipo de lúpulo Mosaic.

PARADISE | Hopmundi (RN)

Outra cerveja da marca potiguar, a Paradise surpreende ao propor um sabor de pina colada (suco de abacaxi e leite de coco). Ao estilo Double New England IPA com 8,2% de teor alcoólico e amargor médio. Elaborada com adição de abacaxi e coco acompanhados dos lúpulos americanos Sabro e Bru-1. Leve, refrescante, com corpo cremoso e aveludado, além de aromas e sabores intensos de frutas tropicais. Cerveja não pasteurizada e conservada em temperatura baixa.

XICAJÁ | TRILHA Cervejaria (SP)

Tropical e super leve, essa Wit com aroma de suco de cajá foi produzida para acompanhar os shows da Casa de Francisca, espaço gastronômico e cultural de São Paulo. Cerveja não pasteurizada para envio exige o uso de embalagem "Termo-Pack" para sua ideal conservação.

TROPICAOS | TRILHA (SP)

Double Juicy IPA com frutas - 8,9% de porcentagem alcóolica. O Caos em formato Tropical. Muito lúpulo e muita fruta, tudo junto formando um conjunto extremamente potente. Sugestão de harmonização: Brisket

GENESIS | PERVERSA (RN)

APA extremamente frutada com sabor macacujá. Produzida em Natal pelo cervejeiro Fábio Desilva feita originalmente para venda do restaurante Genesis em São Miguel dos Gostoso.

2X PINK LEMONADE | DÁDIVA Cervejaria SP)

Azedinha, leve e refrescante, com baixo teor alcóolico de 4,4%. Estilo  American Rye Ale em tom vermelho intenso e turvo, com 25% de seu volume composto por fruta. Esta Sour é aromática, com intenso sabor de frutas vermelhas (framboesa, amora e limão).

AMANA | OCA CERVEJARIA (SP)

A cerveja Amana da OCA é uma New England Double IPA em que a cervejaria explora o uso da tapioca, além da aveia, para atingir a textura sedosa que pede o estilo. A combinação dos lúpulos Hallertau Blanc e Galaxy conferem à cerveja aromas e sabores de frutas amarelas, lichia e uvas brancas. A marca traz uma inspiração na cultura indígena.

DUETS Citra Sunset| OCEÂNICA Cervejaria (RJ)

Cervejaria cigana nascida em Niterói-RJ, nas panelas da cerveja caseira. A Duets Citra é uma série de cervejas chamadas  Experience Duets, com aroma intenso e cítrico carregado de maracujá. Tem cor dourada e brilhante, e amargor limpo.

SPACE CRAFT | Strong Bitter | Trek Beer Cervejaria (RN)

Cervejaria natalense produzida por mulheres, a Trek Beer produz cervejas surpreendentes. A Space Craft representa bem o amargor marcante desse estilo clássico inglês.

 

Onde encontrar: Mestre Cervejeiro, Premium Express, Raffe Cervejas, Clube da Gela, Gourmeria. E nos sites das cervejarias que produzem