Maestro Línus e integrantes da OSRN se apresentam cada um em sua casa

Agenda Cultural

Orquestra Sinfônica do RN interpreta Cantiga, de Clóvis Pereira

Segundo vídeo do projeto Movimento Sinfônico, que estreia sábado, é uma homenagem ao movimento armorial

17 de julho de 2020

 A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN lança neste sábado, às 16h,o segundo vídeo do seu Movimento Sinfônico, uma homenagem ao movimento armorial e também ao Nordeste. O movimento foi uma iniciativa artística de criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. A peça musical escolhida foi Cantiga, de Clóvis Pereira, pianista e regente brasileiro nascido em Caruaru-PE, conhecido por compor a partir de frevos, caboclinhos e maracatus, além de obras para coro e orquestra e de peças para orquestra sinfônica.

A paresentação conta com todos os integrantes da OSRN e foi gravada no formato que se popularizou durante a pandemia: cada um na sua casa e com o próprio smartphone. 

O projeto é uma readequação das Terças Clássicas, que antes aconteciam no Teatro Riachuelo e agora por conta da pandemia do coronavírus foi para o meio virtual, no canal oficial no YouTube. 

Foram muitas as etapas do processo, entre elas, a escolha da peça pelo diretor artístico Linus Lerner, e o arranjo original por Willames Costa. Depois, cada músico recebeu sua partitura e gravação guia por e-mail. A produção cuidou para que cada um obtivesse orientações de como proceder para lograr uma boa qualidade de gravação, tanto para som quanto para imagem. O vídeo poderá ser visto no link https://www.youtube.com/watch?v=XddfYXMJ5BI&feature=youtu.be

O material teve mixagem e edição de Eduardo Pinheiro e Linus também fez uma seleção de imagens para ampliar o valor estético do vídeo. "Nós acreditamos no poder da arte na educação, na formação cidadã, no desenvolvimento humano e na manutenção da saúde, por isso, não vamos poupar esforços para manter a conexão com o público potiguar e, agora ainda mais, para além das fronteiras devido ao compartilhamento de conteúdo através da internet," explana Tatiane Fernandes, diretora de produção da OSRN.

A série Vídeo Homenagem lança um vídeo por mês, integrando o conteúdo do Programa Concertos Oficiais do projeto Movimento Sinfônico.  O primeiro material lançado no canal foi a Ária da Quarta Corda (Suíte para Orchestra No.3) – Johan Sebastian Bach, em homenagem aos heróis da saúde. Gravado pelos músicos da OSRN, com participação da soprano Tatiana Vanderley, diretamente de Áquila, na Itália. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=cCAOrsu_7_0

E a temporada 2020 tem patrocínio via incentivo fiscal da Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão.