OSRN interpreta "Mourão", considerado o hino do movimento Armorial. Foto: Brunno Martins
Agenda Cultural
“Mourão” enaltece o som das rabecas e marca obra do maestro inspirada na cultura popular
25 de agosto de 2020
O maestro, arranjador e compositor carioca César Guerra-Peixe (1914-1993) tinha uma admiração pela cultura popular nordestina. Foi nos anos 50, quando veio morar em Recife, que se aprofundou nas sonoridades e ritmos regionais. Dessa fase nasceu o estudo Maracatus do Recife e uma peça sinfônica que enaltece o som das rabecas, “Mourão” , que a Orquestra Sinfônica do RN apresenta a partir desta terça-feira (25), no Youtube, às 20h.
O lançamento do vídeo é parte do projeto Terças Clássicas Ao Vivo com o Maestro. A apresentação acontece on-line no canal oficial da OSRN, pelo Youtube e Facebook, e conta com a participação de todos os integrantes da orquestra, cada qual em seu espaço.
“Mourão” foi composta por César Guerra-Peixe e Clóvis Pereira foi considerada o hino do Movimento Armorial. Apontado como um dos cinco maiores brasileiros do século 20, o maestro e compositor Guerra-Peixe é conhecido por suas obras eruditas e com forte apelo popular. Fez arranjos de canções para músicos como Tom Jobim, Chico Buarque e Luiz Gonzaga. Entusiasta do folclore brasileiro como poucos, deu dimensões a partir de estudos de ritmos nordestinos como maracatu, coco, xangô e frevo.
Guanais
A violinista e mestre em performance, Mariana Holschuh, fará participação executando um trecho da peça “O Caldeirão dos Esquecidos”, obra armorial do compositor potiguar Danilo Guanais. Além de algumas surpresas reservadas para a noite.
A programação segue no meio online em decorrência das medidas de isolamento social devido o enfrentamento ao coronavírus. Além dos concertos gravados, a OSRN promove um concurso para jovens instrumentistas e cantores líricos do país.
A OSRN conta com 60 músicos, direção artística do Maestro Linus Lerner . A temporaa 2020 conta com patrocínio do Governo do Estado, Lei Câmara Cascudo e Cosern via Lei de Incentivo. E da Prefeitura de Natal, Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal, Hospital do Coração.
Confira vídeo Cantiga, lançado mês passado
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022