OSRN interpreta "Mourão", considerado o hino do movimento Armorial. Foto: Brunno Martins

Agenda Cultural

Orquestra Sinfônica do RN apresenta peça armorial de Guerra-Peixe

“Mourão” enaltece o som das rabecas e marca obra do maestro inspirada na cultura popular

25 de agosto de 2020

O maestro, arranjador e compositor carioca César Guerra-Peixe (1914-1993) tinha uma admiração pela cultura popular nordestina. Foi nos anos 50, quando veio morar em Recife, que se aprofundou nas sonoridades e ritmos regionais. Dessa fase nasceu o estudo Maracatus do Recife e uma peça sinfônica que enaltece o som das rabecas, “Mourão” , que a Orquestra Sinfônica do RN apresenta a partir desta terça-feira (25), no Youtube, às 20h.

O lançamento do vídeo é parte do projeto Terças Clássicas Ao Vivo com o Maestro. A apresentação acontece on-line no canal oficial da OSRN, pelo Youtube e Facebook, e conta com a participação de todos os integrantes da orquestra, cada qual em seu espaço.

“Mourão” foi composta por César Guerra-Peixe e Clóvis Pereira foi considerada o hino do Movimento Armorial. Apontado como um dos cinco maiores brasileiros do século 20, o maestro e compositor Guerra-Peixe é conhecido por suas obras eruditas e com forte apelo popular. Fez arranjos de canções para músicos como Tom Jobim, Chico Buarque e Luiz Gonzaga. Entusiasta do folclore brasileiro como poucos, deu dimensões a partir de estudos de ritmos nordestinos como maracatu, coco, xangô e frevo.

Guanais

A violinista e mestre em performance, Mariana Holschuh, fará participação executando um trecho da peça “O Caldeirão dos Esquecidos”, obra armorial do compositor potiguar Danilo Guanais. Além de algumas surpresas reservadas para a noite.

A programação segue no meio online em decorrência das medidas de isolamento social devido o enfrentamento ao coronavírus. Além dos concertos gravados, a OSRN  promove um concurso para jovens instrumentistas e cantores líricos do país.

A OSRN conta com 60 músicos, direção artística do Maestro Linus Lerner . A temporaa 2020 conta com patrocínio do Governo do Estado, Lei Câmara Cascudo e Cosern via Lei de Incentivo. E da Prefeitura de Natal, Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal, Hospital do Coração.

Confira vídeo Cantiga, lançado mês passado