Orquestra Sinfônica do RN realiza concerto de Natal
Agenda Cultural
Espetáculo realizado nesta quarta-feira (30) no Papódromo contará com um coral de 100 vozes e 4 solistas
29 de novembro de 2022
A Nona Sinfonia de Beethoven (1824), de Ludwig van Beethoven, é uma das obras mais conhecidas e aclamadas do mundo. Considerada um ícone, o estilo da obra traz uma singularidade no aspecto emocional, que é capaz de abraçar o público através das notas que soam como poesia. A peça musical será interpretada na íntegra, de forma inédita, pela Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte - OSRN, através do projeto Movimento Sinfônico. O Concerto acontece dia 30 de novembro, no Espaço Cultural João Paulo II (Papódromo), às 19h30, e tem entrada gratuita.
O espetáculo será oferecido pela Humana Saúde e o Hospital do Coração, além de comemorar o mês da Padroeira de Natal e os 30 anos da vinda do Papa João Paulo II. Segundo o maestro Línus Lerner, o evento marca a anunciação da chegada do espírito natalino, com a “Ode à Alegria”, que a Nona Sinfonia traz. “A Nona é a mais influente sinfonia, e a peça mais discutida na história da música. Ela tem uma busca da simplicidade e uma defesa contra a escuridão. É o triunfo universal da aspiração humana e a declaração em favor da irmandade universal - uma verdadeira afirmação da liberdade”, disse.
O maestro comentou que esta sinfonia nunca havia sido tocada em sua forma completa pela Orquestra do RN, e que, há exatos 30 anos, quando o Papódromo foi construído e contou com a presença do Papa João Paulo II, a OSRN tocou o último movimento da sinfonia. “Agora, após todos esses anos, estamos repetindo esse feito no Papódromo, onde hoje ensaiamos e é a nossa casa. E tocando pela primeira vez a Nona Sinfonia, uma peça que fala da irmandade, referente ao Poema “Ode à Alegria” - escrita por Friedrich Schiller”, explica Linus.
O concerto conta com quatro solistas convidados: Ariadne Mendes - RN (Mezzo Soprano), Gabriela Ramos - DF (Soprano), Hélenes Lopes - PA (Tenor) e Johnny França - SP (Barítono); e ainda: Coro 100 vozes, preparado pelo maestro Janilson Batista - Coral Harmus; maestro Eli Cavalcante - Coral Canto do Povo; e maestro Paulo Ritzel - Coro Canto Paramirins. Nessa montagem especial, o projeto tem a participação do grupo “Movidos Dança”, com coreografia exclusivamente criada para esta noite. Uma sessão histórica para a música potiguar, promovida pela Orquestra Sinfônica do RN sob a direção artística do maestro Linus Lerner.
Além da Nona Sinfonia de Beethoven, a OSRN interpreta na abertura do concerto o Poema Sinfônico Finlândia (1899), de Jean Sibelius (1865-1957), composta para as celebrações da imprensa, em Helsinque. Atualmente, a peça tem um trecho que é considerado hino da Finlândia. Linus contextualiza, “É o final de uma série de sete peças, e cada uma continha um folheto com a história da Finlândia. Escolhi ela também como um apelo para o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia”.
Campanha de Arrecadação de Alimentos
Para o Concerto de Novembro, a OSRN, junto a Humana Saúde e o Hospital do Coração, conta com você para somar à “Campanha de Arrecadação de Alimentos”. Doe um kg de alimento não perecível no dia do evento - os itens serão destinados para instituições parceiras. A doação não é obrigatória.
Ingressos Gratuitos
Os ingressos são distribuídos gratuitamente ao público através de inscrição antecipada, e com vagas limitadas. Interessados precisam realizar cadastro através da plataforma oficial - Sympla, a partir das 9h, do dia 28 (segunda-feira). O voucher tem valor de ingresso para assistir ao concerto no Papódromo. É importante que o público se atente ao horário de validade do voucher, pois, a partir das 19h – do dia do espetáculo – os ingressos remanescentes serão redistribuídos, por ordem de chegada do público que apostar na ausência daqueles que não utilizarem seus vouchers. Em caso de ingressos remanescentes, a distribuição se dará por ordem de chegada (das 19h10 às 19h30), no local do evento.
A temporada da OSRN conta com patrocínios via Lei Câmara Cascudo da Cosern, Fundação José Augusto e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. E Humana Saúde e do Hospital do Coração. O projeto Movimento Sinfônico é uma produção da MAPA Realizações Culturais.
Serviço:
Movimento Sinfônico 2022 – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte
Quando: 30 de novembro (quarta-feira)
Onde: Espaço Cultural João Paulo II - Papódromo (Centro Administrativo)
Horário: 19h30
A entrada só será permitida mediante apresentação do voucher/ingresso válido.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022