Convidado da OSRN, Paulo Basísio é violonista, concertista, camerista e pedagogo
Agenda Cultural
Marcado para dias 30 e 31, Projeto Movimento Sinfônico traz ‘Programa Formação’ e ‘Vídeo Homenagem’ pelos 350 anos do compositor Tomaso Albinoni
23 de março de 2021
Fãs da música clássica terão de volta um dos projetos mais atrativos da cidade. É o Movimento Sinfônico da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Realizado com recursos oriundos das leis Djalma Maranhão e Câmara Cascudo, o projeto retoma a temporada 2021 de forma virtual. Segundo o idealizador e maestro Linus Lerner, a estreia trará a música Barroca como destaque em dois momentos: um vídeo-aula e uma homenagem pelos 350 anos de Tomaso Albinoni, que terá participação de Durval Cecetti tocando órgão. “Faremos uma apresentação em forma de vídeo-aula na qual convidamos o renomado Paulo Bosísio”, comentou o maestro. O “Programa Formação” acontece dia 30 de março, às 19h. Gratuita e com vagas limitadas, os interessados podem se inscrever através do Sympla, a partir desta quarta-feira (24).
Paulo Basísio é violonista, concertista, camerista e pedagogo, ocupa cadeira vitalícia nº 8 da Academia Brasileira de Música e é um dos mais destacados nomes do cenário musical brasileiro. Carioca, nascido em 1950, Paulo estudou com Yolanda Peixoto e, posteriormente, como bolsista do Governo Alemão, com Berta Volmer e Max Rostal. Formou-se com grau máximo e distinção, obtendo o diploma de “Konzertexamen” – o título mais alto conferido a um instrumentista na Alemanha.
Tomaso Albinoni
A estreia da temporada 2021 será dia 31 com a série Vídeo Homenagem, no canal oficial da Orquestra, no YouTube. O primeiro do ano é uma homenagem aos 350 anos de Tomaso Albinoni e conta com participação especial de Durval Cesetti tocando órgão, além de percorrer por patrimônios arquitetônicos do Rio Grande do Norte que contém a arte barroca .
O Barroco foi uma tendência artística que primeiro se desenvolveu nas artes plásticas, logo após, na literatura, no teatro e, por fim, na música. Na música, o termo passou a ser aplicado pelos músicos para indicar o período da história da música, como o aparecimento da ópera, Orfeu de Monteverdi, em 1607 e do oratório, até a morte de Johan Sebastian Bach, em 1750.
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. A temporada 2021 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio do patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, mediante Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão.
Acesse o canal da OSRN no Youtube
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022