Convidado da OSRN, Paulo Basísio é violonista, concertista, camerista e pedagogo

Agenda Cultural

Orquestra Sinfônica do RN inicia temporada dedicada ao Barroco

Marcado para dias 30 e 31, Projeto Movimento Sinfônico traz ‘Programa Formação’ e ‘Vídeo Homenagem’ pelos 350 anos do compositor Tomaso Albinoni

23 de março de 2021

Fãs da música clássica terão de volta um dos projetos mais atrativos da cidade. É o Movimento Sinfônico da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Realizado com recursos oriundos das leis Djalma Maranhão e Câmara Cascudo, o projeto retoma a temporada 2021 de forma virtual. Segundo o idealizador e maestro Linus Lerner, a estreia trará a música Barroca como destaque em dois momentos: um vídeo-aula e uma homenagem pelos 350 anos de Tomaso Albinoni, que terá participação de Durval Cecetti tocando órgão. “Faremos uma apresentação em forma de vídeo-aula na qual convidamos o renomado Paulo Bosísio”, comentou o maestro. O “Programa Formação” acontece dia 30 de março, às 19h. Gratuita e com vagas limitadas, os interessados podem se inscrever através do Sympla, a partir desta quarta-feira (24).

Paulo Basísio é violonista, concertista, camerista e pedagogo,  ocupa cadeira vitalícia nº 8 da Academia Brasileira de Música e é um dos mais destacados nomes do cenário musical brasileiro. Carioca, nascido em 1950, Paulo estudou com Yolanda Peixoto e, posteriormente, como bolsista do Governo Alemão, com Berta Volmer e Max Rostal. Formou-se com grau máximo e distinção, obtendo o diploma de “Konzertexamen” – o título mais alto conferido a um instrumentista na Alemanha.
Tomaso Albinoni 

A estreia da temporada 2021 será dia 31 com a série Vídeo Homenagem, no canal oficial da Orquestra, no YouTube. O primeiro do ano é uma homenagem aos 350 anos de Tomaso Albinoni e conta com participação especial de Durval Cesetti tocando órgão, além de percorrer por patrimônios arquitetônicos do Rio Grande do Norte que contém a arte barroca .

O Barroco foi uma tendência artística que primeiro se desenvolveu nas artes plásticas, logo após, na literatura, no teatro e, por fim, na música. Na música, o termo passou a ser aplicado pelos músicos para indicar o período da história da música, como o aparecimento da ópera, Orfeu de Monteverdi, em 1607 e do oratório, até a morte de Johan Sebastian Bach, em 1750.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. A temporada 2021 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio do patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, mediante Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão.
 
Acesse o canal da OSRN no Youtube