Concerto da Orquestra Sinfônica do RN está de volta ao TAM. Foto Lew

Agenda Cultural

Orquestra Sinfônica apresenta Especial Música Brasileira, no TAM

De volta ao palco do TAM, Movimento Sinfônico será próxima quinta-feira (30) e terá participação do pianista Olinda Allessandrini 

28 de junho de 2022

A música erudita brasileira vai dar o tom do próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, através do projeto Movimento Sinfônico de volta ao palco do Teatro Alberto Maranhão – TAM, dia 30 de junho (quinta-feira), a partir das 19h30. O “Especial Música Brasileira”. A regência será do maestro Linus Lerner e participação da pianista Olinda Allessandrini (BRA), considerada uma das mais versáteis pianistas brasileiras. A solista possui trabalhos inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Araújo Vianna, além dos trabalhos “Panorama Brasileiro”, “Valsas”, “pamPiano”, “Ébano e Marfim”, “Um piano na Esquina”, com obras de vários compositores. 

 O GUARANI

No desatar das cortinas será apresentada a Ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, que foi estreada em 1870, “obtendo sucesso”, comenta Linusner e explica “essa ópera o primeiro compositor brasileiro em projeção internacional e é baseado no mesmo tempo de 'O Guarani', de José de Alencar, com reverência a cultura ancestral indígena”. Além da conexão com o próprio TAM, também chamado de Teatro Carlos Gomes.

Seguindo o programa, o público vai poder ouvir a “Rapsódia Nazaretheana”, uma composição livre, com vários chorinhos, a partir das obras de Ernesto Nazareth – Alfred Hüllsberg. “Para essa, nós teremos uma grande pianista, Olinda Allessandrini, ao qual já ativa o prazer de tocar em um festival de Gramado, no Rio Grande do Sul”, o maestro Linus. A peça “Mourão”, de Guerra Peixe, compositor influenciado pela cultura nordestina e que expressava em suas obras essa vertente, também ecoará seus tons pelo Teatro, uma maneira de homenagear os festejos juninos.

Após, a OSRN interpreta Heitor Villa-Lobos, nas “Bachianas Brasileiras No.4”, uma suíte em quatro movimentos: Prelúdio (Introdução), Coral (Canto do Sertão), Ária (Cantiga), Dança (Miudinho). E, por fim, “Batuque – Série Brasileira”, de Alberto Nepomuceno. “É peça no cenário da música nacional e foi antes da abolição da ecravatura e justamente por ser uma dança importante do Brasil erudita, ou já fazendo uma reverência da cultura negra no e seja uma importância” , assimila Linus Lerner.

PROGRAMA FORMAÇÃO ESTÁ DE VOLTA

Também, no mesmo dia – 30 de junho, às 14h, a orquestra recebe uma turma de jovens dentro do “Programa Formação”. O ensaio aberto faz parte das ações formativas do projeto Movimento Sinfônico. Uma atividade que busca ampliar o acesso à formação artística para jovens do RN. Dedicado ao público de 13 a 17 anos, as instituições podem se inscrever para participar, através de autorização prévia pelo email: orquestrasinfonicarn@gmail.com.

Entradas livres

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente ao público através de inscrição antecipada. E, diante da capacidade de 600 lugares do Teatro Alberto Maranhão, as vagas são limitadas . Os cadastros precisam realizar operações através da plataforma oficial do Sympla . O voucher terá valor de entrada para assistir ao concerto no TAM, chegando até às 19h (no dia 30 de junho). É que o público se atente ao horário de validade do voucher, pois, a partir das 19h – dia do espetáculo – os ingressos remanescentes serão distribuídos na bilheteria do TAM, por ordem de chegada ao público que apostou na presença que não será usado em seus vales.Em caso de remanescentes remanescentes, a distribuição se dará por ordem de chegada (das 19h às 19h30), na bilheteria do Teatro Alberto Maranhão.

A temporada 2022 da OSRN é realizada através do projeto Movimento Sinfônico, por iniciativa do Instituto Neoenergia, com patrocínio da Neoenergia Cosern e Lei Câmara Cascudo e Governo do Estado; conta com o patrocínio da Unimed Natal.

Serviço:

 Movimento Sinfônico 2022 – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

 Quando: 30 de junho (quinta)

Onde: Teatro Alberto Maranhão - TAM

Horário: 19h30

A entrada só será permitida mediante apresentação do voucher /ingresso. É sugerido o uso de máscara.