Zé Hilton Sanfoneiro fará participação especial em concerto dedicado ao mestre Elino Julião

Agenda Cultural

Orquestra Sinfônica homenageia Dia Estadual do Forró, com músicas de Elino Julião

Ingressos pelo Sympla - Com entrada gratuita, evento acontece dia 13 de novembro, no anfiteatro do Centro Administrativo, o Papódromo

10 de novembro de 2021

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN realiza um concerto cheio de ritmos em homenagem ao Dia Estadual do Forró. O concerto será no anfiteatro do Espaço Cultural João Paulo II – Papódromo, com entrada gratuita, no dia 13 de novembro, às 19h30 e, dessa vez, sob a regência de Willames Costa, também arranjador das músicas que serão tocadas durante a noite. O evento integra a programação do Natal em Natal.

A mistura de ritmos traz convidados especiais e um repertório animado, com composições de Elino Julião (1936 - 2006). Para acompanhar a Orquestra nessa sinergia, os cantores Nara Costa, Isaque Galvão, Zé Hilton do Acordeon e os Véi Forrozêro. No repertório, alguns dos clássicos como: “Rabo do Jumento”; “Filho de Goiamum”; “Na Minha Rede Não”; “Finja Que Não Me Quer”; “Na Sombra do Juazeiro”; “Forró na Coreia”; “Puxando Fogo” e muitas outras que fizeram e fazem parte da história da cultura popular nordestina, que contam as particularidades do seu povo e dos fatos cotidianos, expandindo, através da música, as raízes do sertão.

“O concerto traz uma nova roupagem sobre as músicas de Elino Julião, então, o que normalmente se ouviria em um grupo de forró, agora, o público terá oportunidade de ouvir de forma orquestrada, ampliando a beleza que essa corrente de música popular tem no Brasil. É o forró com roupagem erudita, mas sem deixar de ser forró”, comenta o maestro e diretor artístico da OSRN, Linus Lerner.

O evento segue as normas de biossegurança, e tem entrada gratuita mediante cadastro pelo Sympla (um por CPF), a partir das 9h do dia 09 (terça-feira). Os ingressos são limitados (mil unidades), e no dia do concerto, a entrada só será permitida mediante apresentação do voucher e comprovante de vacinação. É obrigatório o uso de máscara no local e aconselhável levar o seu próprio álcool em gel.

Dia Estadual do Forró

O Dia Estadual do Forró - 13 novembro foi sancionado por meio da Lei Elino Julião (nº 10.908 – autoria do deputado estadual Francisco do PT), em 1º de junho de 2021 pela governadora do RN, Fátima Bezerra. A data alude ao dia do nascimento de Julião, natural de Timbaúba dos Batistas – RN.

O homenageado se tornou referência da música e da cultura popular do Nordeste, em todo o país. Filho de Sebastião Pequeno, tocador de cavaquinho, concertina e harpa. Foi menino “butador d'água” junto ao seu jumentinho "Moleque", no sítio Tôco, onde cantarolava batendo numa lata as modinhas que aprendia na festa de Santana, em Caicó - RN. Morou em Natal por 18 anos e depois mudou para o Rio de Janeiro, a convite de Jackson do Pandeiro, dando início a uma grande amizade e parceria que rendeu muitos frutos; trabalhou também como ritmista para Luiz Gonzaga por três anos. Gravou o seu primeiro disco em 1961 e até hoje seus sucessos são hits, principalmente em festas tradicionais pelo Nordeste.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. A temporada 2021 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio do patrocínio via incentivo fiscal da Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, mediante Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão; Apoio G7 Comunicação. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e da MAPA Realizações Culturais.

Serviço:

CONCERTO ESPECIAL - DIA ESTADUAL DO FORRÓ

13 de novembro (sábado)

Papódromo (no dia do evento, o acesso ao local será pelo portão principal do Centro Administrativo, na BR-101)

Horário: 19h30

Ingressos: O público pode reservar ingresso gratuito através do Sympla, a partir das 09h de terça-feira (09). Será permitido um por CPF. No dia do concerto, a entrada só será permitida mediante apresentação do voucher e comprovante de vacinação. É obrigatório o uso de máscara no local e aconselhável levar o seu próprio álcool em gel.