Retomada da Orquestra também marca abertura do Papódromo. Foto: Elisa Elsie

Agenda Cultural

Orquestra Sinfônica realiza primeiro espetáculo no Papódromo após reforma do espaço

Anfiteatro do Centro Administrativo abriga sala de ensaios da orquestra, além de palco, camarim, camarote, arquibancada e estacionamento

27 de setembro de 2021

Após mais de um ano com apresentações virtuais, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN voltou para perto do público no domingo (26) em concerto realizado no anfiteatro do Espaço Cultural João Paulo II – Papódromo. É o primeiro evento em dez anos no espaço recém reformado pelo Governo do RN via programa Governo Cidadão. O equipamento agora abriga também a sala de ensaios da orquestra, além de palco, camarim, camarote, arquibancadas, banheiros e estacionamento para 150 carros.

A governadora Fátima Bezerra abriu o evento “Hoje, 30 anos após a construção desse equipamento – que foi considerado um ‘elefante branco’, ocioso, estamos aqui para uma espécie de reinauguração. Momento de muita felicidade, porque marca também a volta das apresentações presenciais”, declarou. 

O maestro Linus Lerner quebrou a tradição de falar somente após a primeira música e agradeceu à governadora e a todos que contribuíram para que o espaço ficasse pronto.  A canção de abertura, “La Forza del Destino”, de Giuseppe Verdi, é propícia ao momento atual, segundo o maestro. "Porque talvez por força do destino por sorte ou por razões que nem conhecemos, estamos vivos aqui no meio ou no fim de uma pandemia", lembrou, destacando que em 2021 a obra completa 160 anos. 

Também foram executadas a “Sinfonia do Novo Mundo”, de Antonín Dvorák; George Bizet, com a ópera Carmem Suite 1 & 2 (1875); Jules Massenet, em Meditação de Thais (1894), executada pelo spalla e solista da OSRN, André Kolodiuk; Batuque (1891), de Alberto Nepomuceno; West Side Story Selections (1957), de Leonard Bernstein, inspirada na obra de Romeu e Julieta; Dança Eslava (1878), de Antonín Dvorák; e a bossa nova Garota de Ipanema (1962), composta por Antônio Carlos Jobim e letrada por Vinícius de Moraes. 

O projeto Movimento Sinfônico teve patrocínio via incentivo fiscal da Cosern e Instituto Neoenergia, mediante Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. 

MEMÓRIA E RETOMADA

O Espaço Cultural João Paulo II, conhecido como Papódromo, existe há 30 anos e foi construído para receber a visita do papa João Paulo II, em 1991. No ano seguinte o espaço abrigou alguns shows emblemáticos, como o Legião Urbana, a banda tecnopop Information Society, Titãs, Cidade Negra, entre outros. Depois foi abandonado.Passou alguns anos em reforma e foi entregue ano passado. O investimento foi de R $11 milhões. 

Os setores internos têm refrigeração central e total acessibilidade, com rampas, elevador e uma sala para ensaios da Orquestra Sinfônica do RN. De acordo com o diretor administrativo da OSRN, Luiz Antônio Paiva, o momento é um grande ápice para a história do grupo. 

"A nossa casa era o TAM, mas não comporta essa divisão onde cada músico tem que estar separado por causa da pandemia, com a divisão de acrílico para os instrumentos de sopro. Ganhamos amplitude e é esse espaço maravilhoso com fosso onde podemos fazer ópera." 

O espaço multiuso, além receber eventos, conta com o Restaurante Popular, que se mantém no prédio, e a Escola da Polícia Penitenciária no segundo pavimento, com salas de aula, de professores, de atendimento psicossocial, laboratório de informática, diretoria, triagem, dormitórios e banheiros.