O estilo de Os Inimigos do Fim é carregado de diferentes influências
Agenda Cultural
Grupo apresenta músicas do EP no show de estreia deste sábado, no Skate Burrito de Lagoa Nova
03 de dezembro de 2022
O quinteto Os Inimigos do Fim é a novidade deste final de semana para fãs de rock e suas variantes. Formado por músicos experientes da cidade, o grupo faz o show de estreia neste sábado, às 20h, no Skate Burrito em Lagoa Nova (quase ao lado do Eletromusic).
O projeto surgiu na pandemia, em meio ao farto consumo de filmes, livros e discos. O poeta, cineasta e vocalista Carito Cavalcanti escreveu sobre a construção do projeto:
Com o isolamento da quarentena durante 2020, a mistura de consumo excessivo de música, filmes e séries começou a criar o que terminou sendo Os Inimigos do Fim. Usando somente com a guitarra e um iPad, Marcelo da Costa, criador de Os Inimigos do Fim, compôs todas as músicas do EP durante alguns dias. Algumas músicas surgiram de forma rápida e intuitiva, e outras de formas mais buscadas e complexas.
O estilo de Os Inimigos do Fim é carregado de diferentes influências, desde o rock e rock avant-garde, passando por diferentes gêneros da música brasileira, surf music e o funk, como da estética cinematográfica, mais especificamente o film noir e sci-fi.
Essa junção traz um som complexo, visual, heterogêneo, de instantes imprevisíveis, por momentos frenético, com groove, peso e arranjos quase orquestrais, mas sempre em códigos e linguagens musicais reconhecíveis.
Ainda em 2020 Marcelo recebeu o convite de Silvio Franco para se unir ao grupo de trabalho do estúdio Atelier Sonoro, somando-se como músico e editor/diretor audiovisual, transformando o estúdio em uma produtora.
Com Silvio na produção e na bateria, Marcone Torres e Vandinho Amaro em trompetes e flugel, Bruno Salles em sax tenor, Ismael Lima em sax barítono, Marcelo em guitarras, baixo e teclados, e com as participações especiais de Sérgio Groove (baixo), Diego Francisco (solo guitarra), Ricardo Baya (solo de guitarra) e Deo do Pandeiro, Zoetrope – 1º Ato, primeiro EP de Os Inimigos do Fim, traz uma sonoridade diferente a tudo o que vem sendo produzido no RN na atualidade.
Clara Crocodilo "São Paulo, 31 de dezembro de 1999. Falta pouco, pouco, muito pouco mesmo para o ano 2000 e você, ouvinte incauto, que no aconchego de seu lar, rodeado de seus familiares, desafortunadamente colocou este disco na vitrola”…Assim começa a letra da canção "Clara Crocodilo” do disco homônimo de Arrigo
Barnabé (de 1980), que no final pergunta: “Onde andará Clara Crocodilo”? A verdade é que Clara Crocodilo se espalhou por aí… por aqui…
E está presente nesse disco de Marcelo da Costa. “Que perigo, Arrigo! Que perigo”. E não só Clara e Arrigo estão aqui. Eu poderia tentar definir o disco como “instrumental doidecafônico”, com pegadas de hard rock, ritmos nordestinos e que tais. Mas as pegadas que o disco já vem deixado em mim são de dentro pra fora. É assim que ele reverbera em mim. Um disco independente. Que independente da boiada, se faz pasto antropofágico. E nos leva para longe. Como numa canção de Rita Lee Jones: “Disco pirata / Disco Invasor / Disco de Prata / Disco voador”.
SPOTIFY: https://open.spotify.com/album/5bUfezfJNPA0sky97KMUTA?si=1Jkdy9K5ThqTLvwsRyDsOQ
SERVIÇO:
Os Inimigos do Fim, show de estreia: Sábado (3) às 20h no
Skate Burrito, Lagoa Nova. Entrada: 10,00
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022