Márcio Benjamin é autor de trilogia de terror e roteirista da websérie As Primas

Reportagens

Os sorrisos e Agouros de Márcio Benjamin

Escritor de livros de horror, advogado e agora roteirista da websérie de humor As Primas, Márcio Benjamin é uma espécie de triforce da criação

21 de julho de 2020

Jana Maia | Jornalista

Autor de três narrativas de terror: Maldito Sertão, Fome e Agouro, Márcio vem caminhando brilhantemente pelos terrenos da comédia em As Primas, websérie potiguar que conta com atrizes como Titina Medeiros, Márcia Lohss e Thalita Vaz. Mas ele não para por aí, sua conta vem crescendo com novos roteiros de curtas, longas, e também em breve um novo livro, Romaria, um “spin off” de Fome.

Sempre com um viés político, um olhar para o contexto local através do social, do religioso, suas produções se entrelaçam de maneira muito sutil através da perspectiva nordestina, sertaneja, seja no horror ou na comédia. Em Agouro, seu último livro, publicado pela editora Jovens Escribas, ele aborda a fome através da reunião de histórias reais, introduzindo nos treze contos que forma esse livro os aspectos ficcionais macabros que suas obras propõem, assim como uma linguagem facilitadora e muito local. O livro conta com uma ilustração do brilhante Shiko em sua capa e está disponível tanto em mídia física quanto digital, em sites como a Amazon.

Maldito Sertão, Fome e Agouro formam a trilogia de terror sempre com um olhar local. foto: Cedida

O escritor conta que desde criança tem uma ligação com o terror, com as histórias “de trancoso”, que é o seu gênero predileto, mas que entre o terror e humor “o que mudam são as tintas”, a forma como se conta a história. Não à toa ele atualmente tem se dedicado, de forma um tanto cronista, ao humor sutil em As Primas, webserie lançada no YouTube, que aborda a vida em quarentena num contexto local de fácil identificação para quem assiste. O roteirista conta que a ideia do seriado surgiu juntamente com as atrizes Márcia e Titina, que haviam mencionado interesse num roteiro como esse, com histórias parecidas e a partir daí outras ideias foram se ramificando até nascer o produto que faz sucesso nas telinhas móveis dos potiguares.

  

Titina Medeiros e Marcia Loss levam humor para internet 

As Primas: Sucesso da websérie pode ir além das redes sociais

Perguntado sobre os planos para As Primas num contexto pós-pandemia, Marcio deixa claro que existe sim já o desejo de continuar com as histórias, de continuar a contar as aventuras e desventuras de Gracinha e companhia, mas que o formato que elas serão contadas ainda não está definido. A webserie  vem crescendo, ampliando seu time, personagens, ampliando seus patrocinadores e tudo pode acontecer, só dependendo da colaboração e usual engajamento do seu público para uma vida duradoura.

Márcio Benjamin, amplamente conhecido por seu livro de horror que também virou quadrinho e até foi traduzido para inglês, Maldito Sertão, continua crescendo em suas histórias de arrepiar o bulbo capilar e causar “pinotes”, mas não diferente tem se tornado gigante em aprender a trazer o sorriso para as casas potiguares. Para ele tem sido um respiro, uma renovação e um privilégio poder produzir em tempos tão complexos. Mas não há dúvidas que para quem o acompanha tem sido um respiro contar com suas produções.